Apresentadas as primeiras versões militares americanas da aeronave H125 da Airbus

Imagem: Airbus

A Airbus Helicopters informou nesta segunda-feira, 24 de abril, que está lançando as primeiras configurações militares das aeronaves H125 construídas nos Estados Unidos, denominadas AH-125 e MH-125 Ares, para a linha de helicópteros militares da Airbus.

Essas aeronaves com capacidade de combate apresentarão opções militarizadas que atendem às necessidades de aliados e parceiros militares e parapúblicos em todo o mundo. 

O AH-125 Ares será configurado como a variante armada do helicóptero, enquanto o MH-125 Ares será configurado como um helicóptero multifuncional capaz de uma ampla gama de operações. As novas ofertas complementam a variada linha de helicópteros militares já produzidos pela Airbus, incluindo o H125M.

“Os helicópteros AH-125 e MH-125 Ares oferecerão a capacidade, confiabilidade e flexibilidade necessárias para os aliados e parceiros da América enquanto realizam uma série de missões de asas rotativas, desde ataques leves até resposta a desastres e outras missões parapúblicas”, disse Scott Tumpak, vice-presidente da linha militar de negócios da Airbus US Space and Defense.

Com a nova adição de uma capacidade de armas flexíveis, o helicóptero H125 será facilmente reconfigurado entre vários conjuntos de missões em menos de 30 minutos, variando entre ataque leve, assalto aéreo, busca e salvamento, evacuação de vítimas e resposta a desastres, bem como outras operações de combate e parapúblicas.

A MAG Aerospace executará o projeto de instalação de armas, engenharia, certificação e fabricação. O helicóptero acomodará uma ampla variedade de armas, como canhão .50 cal (12,7 mm) e foguetes não guiados, além de armas guiadas com precisão como uma opção de crescimento. A instalação permite o voo de portas abertas durante toda a missão.

O H125 é o helicóptero mais vendido do mundo, com uma longa história de uso pelas autoridades policiais e agências governamentais dos EUA. Atualmente, o H125 é o helicóptero leve usado pela Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA, com mais de 100 aeronaves da família H125 em serviço, tornando o governo dos EUA o maior cliente e operador individual da aeronave. 

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias