Início Indústria Aeronáutica

Apresentado o design final da nova aeronave híbrida ATEA

Imagem: Ascendance Flight Technologies

Após três anos de pesquisa e desenvolvimento, a empresa francesa start-up Ascendance Flight Technologies anuncia que está rapidamente entrando em ação para as novas viagens aéreas sustentáveis e descarbonizadas de última geração: está revelando o design da ATEA, sua aeronave de 5 lugares e de decolagem e aterrissagem verticais.

Concebida com um alcance de 400 km, para operar em áreas periurbanas e dentro de grandes regiões urbanas, a ATEA terá emissões de carbono reduzidas em 80% e poluição sonora dividida por 4, combinando um design elegante e audacioso com uma tecnologia de “fan-in-wing” (propulsor inserido na asa) otimizada para sua configuração de motorização.

Equipada com motores híbridos modulares feitos sob medida, desenvolvidos pela própria Ascendance Flight Technologies, a ATEA tem previsão de produção para 2025.

Segundo a Ascendance, sua arquitetura e design preveem o futuro da mobilidade aerotransportada, atendendo às expectativas da sociedade e do meio ambiente e às mais recentes normas de certificação. As inovações tecnológicas integradas na ATEA garantem uma operação otimizada, fácil de usar e ágil para os mais diversos usos, seja no transporte de passageiros, serviços de emergência, tarefas logísticas ou voos de vigilância.

As principais características destacadas pela empresa são:

– Propulsão elétrica híbrida modular;

– Configuração “Lift+Cruise” (voo sustentado + voo de cruzeiro) com 2 sistemas de propulsão separados para voo vertical e horizontal;

– 8 rotores integrados para propulsão vertical alocados em duas asas fixas;

– 2 hélices de propulsão horizontal;

– Cabine Skyview e fácil acesso para os passageiros.

Imagem: Ascendance Flight Technologies
Imagem: Ascendance Flight Technologies

Jean-Christophe Lambert, cofundador e CEO Montamos, afirma que a Ascendance Flight Technologies foi criada com uma visão muito clara do que se buscava alcançar: acelerar a transição para a aviação verde graças à tecnologia híbrida.

“O desenho da ATEA é o reflexo concreto dos nossos valores, da nossa experiência e do nosso know-how. A aeronave que estamos apresentando a vocês é o resultado de grandes esforços de nosso departamento de P&D, testes e testes em 4 protótipos e uma grande reflexão sobre os custos e a facilidade de voar com essa aeronave. Suas características proporcionam todos os desempenhos esperados por um setor que a transição em curso tornou mais exigente”, conclui o CEO.

Informações da Ascendance Flight Technologies