Início Aviação Militar

Apresentado o primeiro avião Embraer EMB-312 Tucano modernizado da Força Aérea Argentina

Embraer EMB-312 Tucano – Imagem: Divulgação

No último dia 5 de agosto, na Estação Aérea Militar do Aeroparque, o Ministério da Defesa da Argentina e a Força Aérea Argentina (FAA) fizeram a apresentação oficial da terceira aeronave Beechcraft TC-12B Hurón (baseado no Super King Air B200) e o primeiro Embraer EMB-312 Tucano modernizado na Área de Material Río IV.

A cerimônia foi presidida pelo Ministro da Defesa, Jorge Taiana, acompanhado do Chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas, Tenente General Juan Martín Paleo, e do Chefe do Estado Maior da Força Aérea Argentina, o General de Brigada Xavier Julián Isaac, juntamente com autoridades proeminentes da pasta da Defesa.

A cerimônia foi animada pelos acordes da Banda Militar de Música “Alas Argentinas” da Secretaria Geral da FAA, que serviu de cenário para o momento mais esperado do evento: a chegada das aeronaves, que foram saudadas com arcos de jatos de água.

Posteriormente, o Ministro da Defesa proferiu palavras alusivas, seguidas de um discurso do Brigadeiro General Isaac. Finalmente, as autoridades cumprimentaram a tripulação, em um dia em que foram alcançadas duas conquistas fundamentais para o futuro da Instituição.

Beechcraft TC-12B Hurón – Imagem: Divulgação

O chefe do Estado Maior da Força Aérea Argentina disse:

“Hoje incorporamos o B-200, que passou pela Área Material do Rio IV, e que foi pintado e reestofado. É um avião que vem a calhar para poder continuar reforçando a escola de transporte e, posteriormente, vão continuar a chegar, serão distribuídos por diferentes unidades de forma a recuperar a flexibilidade e mobilidade da Aeronáutica.

Em relação ao Tucano, avião que eu particularmente tive a oportunidade de pilotar há 30 anos como instrutor na Escola de Aviação Militar (EAM), me sinto muito satisfeito com o trabalho que vem sendo feito em conjunto com a Redimec.

Esta modernização dá um salto qualitativo ao avião e, fundamentalmente, aos nossos pilotos para que possam voar mais seguros num ambiente mais moderno e, claro, motivação é fundamental”.

Por fim, concluiu: “Este é um dia muito bom, muito feliz, e isso graças a Deus, esperança e otimismo. Este é um caminho que começa e continuará”.

Informações do Ministério da Defesa da Argentina

Sair da versão mobile