Aprovada a 1ª Revisão de Sistemas e Revisão de Conformidade da aeronave Joby pela FAA

Imagem: Joby Aviation

A Joby Aviation Inc., uma empresa com sede na Califórnia, Estados Unidos, que desenvolve aeronaves totalmente elétricas para serviço comercial de passageiros, anunciou na sexta-feira, 18 de março, a conclusão e a subsequente aprovação de sua primeira Revisão de Sistemas e sua primeira Revisão de Conformidade pela Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA – Federal Aviation Administration).

Essas revisões, concluídas no final do ano passado, foram recentemente aprovadas pela FAA, dando à empresa confiança em sua abordagem de desenvolvimento, projeto preliminar de produção e caminho definido para a certificação.

A Revisão de Sistemas avaliou os planos e processos da Joby Aviation para o desenvolvimento de sistemas e equipamentos complexos, de segurança crítica e de nível aeroespacial. Os sistemas envolvidos na revisão incluíram controles de voo, controles de propulsão, gerenciamento de bateria, entre muitos outros.

A Revisão de Conformidade avaliou a abordagem da Joby Aviation para o desenvolvimento e verificação de software de nível aeroespacial e hardware eletrônico aerotransportado.

“A segurança das aeronaves modernas se deve muito a processos de desenvolvimento e verificação rigorosos, bem definidos e repetíveis. A conclusão bem-sucedida de nossa primeira Revisão de Sistema e Revisão de Conformidade demonstra que as práticas de engenharia da Joby Aviation estão amadurecendo a um nível em que podem ser aplicadas para o desenvolvimento crítico de segurança mais exigente, ao mesmo tempo em que produz todos os dados de certificação necessários para provar nosso projeto a um dos mais difíceis e mais respeitados reguladores”, disse Tom Ferrell, líder de garantia de desenvolvimento da Joby Aviation.

“Vamos agora prosseguir para a segunda rodada de revisões, que se concentra nos resultados do processo de desenvolvimento da aeronave Joby, incluindo validação de requisitos de certificação, captura de design e implementação desse design em hardware e software”, completou Ferrell.

No início deste mês, a Joby Aviation anunciou que também havia concluído sua primeira série de testes de conformidade da FAA para confirmar a resistência do material compósito que compõe a aeroestrutura da aeronave.

A aeronave elétrica de decolagem e aterrissagem na vertical (eVTOL) de cinco lugares Joby pode transportar o piloto e quatro passageiros a velocidades de até 320 km/h (200 mph), com alcance máximo de 240 km (150 milhas).

Imagem: Joby Aviation

Com mais de 10 anos de desenvolvimento e mais de mil testes de voo concluídos, a Joby Aviation tem como meta o lançamento de seu serviço de mobilidade aérea em 2024.

Informações da Joby Aviation

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias