Início Aeroportos

Aprovada emenda de R$ 10 milhões para o Aeroporto do Guarujá (SP) receber aviões maiores

Base Aérea de Santos, onde será instalado o futuro Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá – Imagem: Prefeitura do Guarujá/Divulgação

A bancada paulista dos deputados federais conseguiu a aprovação de uma emenda conjunta de R$ 10 milhões para a construção do Aeroporto Civil Metropolitano da Baixada Santista, na cidade de Guarujá (SP).

A deputada federal Rosana Valle (PSB), autora da proposta, havia realizado o pedido para a bancada parlamentar no mês passado.

Segundo a deputada, em entrevista ao portal Diário do Litoral, o motivo do pedido de emenda parlamentar para o Aeroporto foi porque, sem a emenda, apenas aeronaves de pequeno porte poderiam operar na pista: “Pelas obras já em andamento, as aeronaves pequenas poderão usar o aeroporto no primeiro semestre de 2022. Mas as maiores dependem deste investimento conjunto dos 70 deputados federais eleitos pela população do estado de São Paulo.”

De acordo com as informações, o valor será repassado à Infraero, que realizará as obras necessárias para que o aeroporto opere voos nacionais de aviões comerciais de todos os portes. “Com este recurso será possível melhorar a pista para receber aeronaves pequenas e também grandes”, disse Rosana para o Diário do Litoral.

Além da verba de emenda, são aguardados pela Infraero também recursos federais da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), para a instalação da cerca ao redor do Aeroporto, além de outras obras de infraestrutura necessárias.

No futuro Aeroporto Civil Metropolitano da Baixada Santista, atual Base Aérea de Santos, já chegaram os 20 módulos que irão integrar o terminal de embarque e desembarque. Os embarques serão realizados via remoto, por um sistema de vans que realizarão esse transporte.

As expectativas são que já no primeiro semestre de 2022 os voos comerciais com aeronaves de pequeno e médio porte se iniciem.

Sair da versão mobile