Aprovada para voar a nova empresa aérea vermelha PLAY

A PLAY Airlines, mais nova e completamente vermelha empresa aérea da Islândia, agora possui uma licença operacional da Autoridade de Transporte do país, a ICETRA. É o que afirma a própria companhia em um comunicado publicado na tarde deste domingo, 16 de maio.

A empresa afirma também que sua primeira aeronave, modelo Airbus A321neo, já teve sua manutenção e preparação concluídas e seu registro foi confirmado na noite de sábado, junto à licença de operação da ICETRA.

O jato voará com a matrícula TF-AEW e em breve será transportado para a Islândia, onde estará pronto para iniciar o primeiro voo programado da empresa. Dados do Planespotters indicam que o A321 foi produzido em 2018 e entregue à mexicana Interjet com a matrícula XA-JIL, até ser retirado de operação no início da pandemia da Covid-19.

Foi então devolvido à empresa de leasing AerCap, ganhando a matrícula N880AE e sendo estocado no deserto em abril de 2020, no aeroporto Phoenix Goodyear, nos Estados Unidos.

Registros da plataforma RadarBox mostram que a aeronave foi retirada da estocagem no dia 3 de maio de 2021 e transladada para Lake Charles, ainda nos Estados Unidos. Ali ela permaneceu até ser novamente transferida na última quarta-feira, 12 de maio, para o Aeroporto Internacional de Houston.

O A321neo voando até Houston – Imagem: RadarBox

Não há confirmações oficiais que indiquem se o jato já foi pintado ou se o processo se dará em Houston ou somente na Islândia. Até o momento, porém, não existem fotos divulgadas, portanto, o A321neo parece ainda não ter se tornado vermelho.

O TF-AEW é a primeira de três aeronaves que a PLAY alugou da AerCap, a maior empresa de aluguel de aeronaves do mundo. As outras duas estão em fase de preparação e registro, e a expectativa é que cheguem ao país europeu nas próximas semanas, em paralelo com a expansão da malha de rotas da companhia, segundo reporta o portal islandês mbl.is.

Andri Geir Eyjólfsson, diretor do departamento técnico, Halldór Guðfinnsson e Friðrik Ottesen, pilotos, além de mecânicos de manutenção e representantes da Autoridade de Transporte da Islândia estiveram em Houston durante a última semana trabalhando na auditoria do avião para permitir a certificação emitida no final de semana.

Imagem: PLAY Airlines

A proposta da nova empresa é ser uma companhia aérea de baixo custo em operações entre a Islândia, a Europa e a América do Norte, “oferecendo voos e uma viagem segura e agradável em nossa nova e confortável aeronave Airbus”.

Em seu site oficial, a companhia aérea ainda indica somente “Bilhetes à venda em breve. Prepara-se para o PLAY!”, e também anuncia que irá distribuir 1.000 passagens aéreas. “Inscreva-se e seja o primeiro a saber quando pressionarmos o PLAY e você poderá encontrar uma passagem de avião grátis em nosso sistema de reservas.”, descreve a empresa.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias