Aprovado o início da certificação da 7ª empresa aérea de voos regulares na Colômbia

A Aeronáutica Civil (AeroCivil), órgão colombiano correspondente à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) do Brasil, anunciou que aprovou o início do processo de certificação do Ultra Air SAS, uma nova empresa aérea que irá oferecer serviços regulares de transporte aéreo de passageiros, correio e carga na Colômbia.

Segundo a AeroCivil, isso dará maiores possibilidades de conectividade e mais operadoras no mercado aéreo colombiano, o que fortalecerá o mercado e a competitividade do transporte aéreo nacional. Desta forma, o processo de reativação do transporte aéreo continua a ser fortalecido.

Com o Ultra Air, a Colômbia chegará a sete operadoras regulares de passageiros, consolidando o mercado nacional como um dos mais competitivos e com maiores opções para os usuários de transporte aéreo da região.

“Assim que a empresa concluir o processo de certificação e obtiver a licença de operação, um novo leque de possibilidades será oferecido aos usuários do transporte aéreo, que encontrarão mais alternativas no mercado, acessando novas operadoras e mais pontos de conexão dentro e fora do país. Essas ações ratificam o compromisso do governo nacional em apoiar a recuperação econômica de setores importantes como o turismo”, disse Angela María Orozco, Ministra dos Transportes.

As rotas aprovadas pelo Comitê de Avaliação de Projetos Aerocomerciais (CEPA) para a Ultra Air partindo de Bogotá têm como destino Medellín, Cali, Cartagena, Santa Marta, San Andrés, Pereira, Barranquilla, Bucaramanga, Cúcuta, Riohacha, Pasto, Letícia e Montería.

De Medellín, os destinos aprovados são Cartagena, Santa Marta, Cali, Barranquilla, Bucaramanga, Cúcuta, Riohacha, Pasto, Letícia e Montería. As rotas de Cartagena a Pereira e Cali também estão incluídas; e, Santa Marta, San Andrés e Barranquilla com destino Cali.

Para o mercado internacional, as rotas internacionais aprovadas conectarão Bogotá com a Cidade do México, Cancún, Miami, Santo Domingo, Quito, Lima, Curaçao e Guayaquil. Já Medellín fará conexão com Miami, Cancún, Cidade do México, Guayaquil, Nova York, Aruba e Punta Cana.

Olga Lucía Ramírez, diretora geral da Aeronáutica Civil, afirmou que “Da autoridade aeronáutica continuaremos trabalhando para reativar o transporte aéreo, abrir novos mercados e fornecer as melhores condições para que mais operadores aéreos possam entrar e oferecer cada vez mais alternativas aos usuários. Agora esperamos que a Ultra Air dê continuidade ao processo de certificação, para que seja concedida a licença de operação e nos próximos meses possa iniciar as rotas aprovadas”.

Uma vez que a Ultra Air cumpra todos os requisitos exigidos pela Aeronáutica Civil, todas essas as rotas aprovadas operariam com equipamentos Airbus A320ceo, a geração anterior da família de jatos europeus.

Informações da Aeronáutica Civil da Colômbia

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Avianca reduziu suas emissões de carbono em 21% em 2023 em...

0
Em 2023, a companhia aérea compensou 695.000 toneladas de CO₂ em projetos de restauração e reflorestamento na Colômbia.