Início Empresas Aéreas

Árabes adquirem carteira de pedidos de 64 aeronaves Boeing 737 MAX de arrendadora chinesa

A Dubai Aerospace Enterprise (DAE) anunciou hoje que assinou um contrato definitivo para adquirir os direitos, participações e obrigações de um portfólio de 64 aeronaves Boeing 737 MAX da China Aircraft Leasing Group Holdings Limited (CALC). O portfólio inclui as variantes Boeing 737-8, 737-9 e 737-10. A entrega está prevista para ocorrer entre 2023 e 2026. Os termos da transação não foram divulgados.

A família de aviões 737 MAX oferece maior eficiência, melhor desempenho ambiental e maior conforto do passageiro para o mercado de corredor único do que a geração anterior e estará na prioridade das empresas aéreas mundo afora por muitos anos. Equipado com motores CFM International LEAP-1B e winglets, o 737 MAX reduz o consumo de combustível e as emissões em 20% em comparação com os aviões que substitui. 

O CEO da DAE, Firoz Tarapore, comentou: “Estamos muito satisfeitos por poder concluir esta transação com a CALC para adquirir um portfólio exclusivo de aeronaves de corredor único 100% novas e com baixo consumo de combustível. Em uma base pro forma, esta transação aumentará a porcentagem de novas tecnologias, aeronaves com baixo consumo de combustível em nossa frota própria de 50% para aproximadamente 66%”.

“Esta transação adicionará segurança à nossa trajetória de crescimento. Em uma base pro forma, esta transação aumentará nossa frota de aeronaves próprias, gerenciadas, comprometidas e com mandato para administrar para aproximadamente 550 aeronaves, avaliadas em aproximadamente US$ 20 bilhões”, avançou

Desde o início e incluindo esta transação, a DAE adquiriu e está comprometida a adquirir aproximadamente 500 aeronaves Boeing. Esperamos aumentar ainda mais esse relacionamento nos próximos anos. Aproximadamente 20% do portfólio adquirido está em arrendamento para companhias aéreas que também são clientes existentes da DAE e esperamos expandir nosso relacionamento com eles. O restante da carteira de ativos adquiridos será colocado diretamente pela DAE nos próximos trimestres”, finalizou.

Espera-se que a transação seja concluída no terceiro trimestre de 2023 e não tenha impacto em nenhum dos índices de adequação de capital, liquidez e financiamento da empresa. A DAE foi assessorada pelo Milbank LLP e pela KPMG Ireland.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile