Arábia Saudita avança com projeto de ser o novo hub de carga aérea do mundo

Representantes da Arábia Saudita estiveram no Farnborough International Airshow, na semana passada, com um objetivo especial: apresentar um projeto iniciado poucos anos atrás para transformar o Reino no próximo grande hub de carga aérea do mundo. Investimentos já vêm sendo feitos, mas ainda faltam os operadores.

Em entrevista à Bloomberg, Mohammed Fahad Alkhurasi, vice-presidente de estratégia da Autoridade Geral Saudita de Aviação Civil, disse que isso é questão de tempo, pois o país tem mantido conversas com gigantes globais do comércio eletrônico e da logística como a Amazon, Alibaba Group e DHL Express para impulsionar suas operações de carga aérea e distribuição.

Em linha com o quadro da Visão 2030 da Arábia Saudita para reduzir sua dependência do petróleo e diversificar sua economia, o avanço para carga aérea e logística visa acelerar a capacidade do setor de carga aérea do reino para mais de 4,5 milhões de toneladas por ano até o final do década como parte de um plano de US$ 100 bilhões para ampliar o setor de aviação.

Alkhurasi também disse à Bloomberg que a Arábia Saudita cortará as taxas aeroportuárias em até 35% em Riad, Jidá e Dammam ainda este ano, pois os aeroportos têm flexibilidade para reduzir as taxas abaixo dos limites anunciados para maximizar o crescimento.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias