Arábia Saudita decide abrir seu espaço aéreo para todos os voos civis, incluindo de Israel

photo of airplane across the clouds during night time
Foto de SevenStorm JUHASZIMRUS via Pexels

Em uma medida histórica, o governo da Arábia Saudita decidiu abrir seu espaço aéreo para todos os voos civis, incluindo aqueles de e para Israel. Em reação, o ministro israelense dos Transportes, Merav Michaeli disse que este é um passo importante do Reino Saudita, que reduzirá significativamente os tempos e preços e voos.

A decisão foi publicada pela Autoridade de Aviação Civil da Arábia Saudita, com as seguintes palavras:

“A Arábia Saudita, em consonância com seus esforços para cumprir a Convenção de Chicago de 1944 sobre Aviação Civil Internacional, que estipula não discriminar os voos civis no espaço aéreo internacional e garantir a conectividade da aviação internacional, decidiu abrir o espaço aéreo do país para todos os voos. atendendo aos pedidos da Autoridade de Aviação Civil”.

A decisão saudita foi anunciada pouco antes da chegada do presidente americano Joe Biden ao país. Além disso, a própria visita de Biden ao país árabe, a bordo do icônico “Força Aérea Um”, também teve ingredientes históricos.

A respeito de sua viagem, Biden deu a seguinte declaração: “Serei o primeiro presidente americano a voar diretamente de Israel para Jidá, na Arábia Saudita. Isso representa um progresso significativo. Em minha reunião com a liderança saudita, levarei uma mensagem direta a toda a região e, francamente, para todo o mundo. Uma mensagem que trará paz, estabilidade e oportunidades extraordinárias mais estáveis”.

Antes da liberação dos sobrevoos, as aeronaves que tinham Israel como destino ou origem precisavam fazer uma longa volta, contornando o território saudita, o que encarecia os voos e aumentava o tempo de viagem. Isso contribuiu para inviabilizar economicamente inúmeras rotas da maior companhia israelense, a El Al, por exemplo, ao longo dos anos.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Etihad coloca o grande Airbus A380 com a suntuosa suíte de...

0
Uma das rotas mais populares da companhia agora passa a ter a opção da lendária e suntuosa suíte de três cômodos no céu, a The Residence.