Archer recebe certificação para lançar sua academia de treinamento de pilotos de aeronaves eVTOL

Imagem: Archer Aviation

A fabricante aeronáutica norte-americana Archer Aviation informou nesta semana que recebeu certificação da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) para lançar sua academia de treinamento de pilotos.

De acordo com a empresa, esta certificação, referida como Parte 141, é concedida a uma escola de voo pela FAA, significando que é uma instituição formalmente reconhecida e regulamentada para treinamento de pilotos.

Com este certificado, a Archer pode agora treinar e qualificar pilotos como parte de sua recém-lançada academia de treinamento, com planos de construir um fluxo de pilotos em preparação para seus serviços de táxis aéreos comerciais planejados com a Midnight, sua aeronave elétrica de pouso e decolagem na vertical (eVTOL).

A Archer agora recebeu o terceiro certificado necessário pela FAA para lançar operações de táxi aéreo quando a aeronave Midnight receber sua Certificação de Tipo. Ela já havia recebido seu certificado de Transportadora e Operadora Aérea da Parte 135 da FAA em junho de 2024 e, antes disso, em fevereiro de 2024, sua certificação de empresa de manutenção da Parte 145. A Parte 142 (requisitos que regem a certificação e operação de centros de treinamento) é o quarto e último certificado que a Archer estará buscando — cuja aplicação já foi iniciada.

A FAA concedeu à Archer seu certificado da Parte 141 durante uma cerimônia na instalação de testes de voo da Archer em Salinas, Califórnia. Na cerimônia, o Diretor de Operações de Mobilidade Aérea Urbana (UAM) da Archer, Tom Anderson, e a Diretora de Pessoas, Tosha Perkins, se juntaram a Thom Holden, Gerente do Escritório Distrital de Padrões de Voo da FAA em San Jose, e David Pease, um Inspetor de Segurança da Aviação da FAA.

Imagem: Divulgação – Archer

“Graças ao trabalho árduo da equipe Archer e da FAA, a Archer agora tem em mãos seu certificado da Parte 141 – mais um passo em direção ao nosso lançamento comercial. Estou ansioso para ver os resultados deste esforço na forma de pilotos talentosos que um dia possam estar no controle de nossa aeronave Midnight. A FAA continua sendo uma parceira inestimável enquanto trabalhamos juntos para a entrada segura de táxis aéreos no espaço aéreo nacional,” disse o Diretor Tom Anderson.

O objetivo da Archer é transformar o transporte urbano, substituindo deslocamentos de 60 a 90 minutos de carro por voos de táxi aéreo elétrico estimados em 10 a 20 minutos, que são seguros, sustentáveis, de baixo ruído e com custo competitivo em relação ao transporte terrestre.

A Midnight da Archer é uma aeronave pilotada para quatro passageiros, projetada para realizar voos rápidos consecutivos com tempo de recarga elétrica mínima entre os voos.

Informações da Archer

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias