Argentina autoriza extensão do acordo de código compartilhado entre Delta e Latam

A Administração Nacional de Aviação Civil (ANAC) da Argentina aprovou a extensão dos códigos compartilhados da Delta Air Lines e da Latam Airlines, informa o site parceiro Aviacionline.

De acordo com a Resolução 431/2021, a Latam Airlines Peru e a Delta Air Lines solicitaram a comercialização conjunta em destinos que partem do Aeroporto Internacional Jorge Chávez, que serve Lima, para destinos na Argentina: Buenos Aires, Córdoba, Mendoza, Rosário, Salta e San Miguel de Tucumán.

A autoridade argentina resolveu aprovar a modalidade de código compartilhado nos trechos de Lima a Buenos Aires e Córdoba (COR); sendo a empresa operadora a Latam Peru e a empresa comercial a Delta Air Lines.

A resolução explica que, dentro do quadro bilateral aplicado pelas Repúblicas do Peru e Argentina, as companhias aéreas designadas de cada uma das partes podem acordar a comercialização de passagens por meio de diferentes modalidades operacionais, como compartilhamento de código, bloqueio de espaço, exploração conjunta, etc., embora as operações de codeshare sejam limitadas ao número de frequências autorizadas às companhias aéreas designadas.

Atualmente, existem três empresas operando entre os dois países:

Aerolíneas Argentinas: Buenos Aires até Lima; com sete voos semanais em aeronaves Boeing 737-800.

LATAM: Buenos Aires para Lima; com 14 voos semanais em aeronaves Airbus A320/A321.

LATAM: Córdoba para Lima; com três voos semanais em aeronaves Airbus A320.

SKY Airline Peru: Buenos Aires para Lima; com quatro voos semanais em aeronaves Airbus A320neo.

Por outro lado, a Delta Air Lines opera no Peru a partir de Atlanta com voos diários em aeronaves Boeing 767-400ER.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias