Argentina e Venezuela voltam a ter um voo regular entre suas capitais após 4 anos

A Conviasa retomará os voos entre Buenos Aires, na Argentina, e Caracas, na Venezuela, a partir do próximo dia 20 de dezembro, depois de quatro anos de ausência na rota e ocupando assim o espaço deixado pela Estelar, que saiu da ligação quando explodiu a pandemia.

Segundo relata o site parceiro Aviacionline, a estatal venezuelana terá um serviço semanal operado em um Airbus A340-300 com capacidade para 255 passageiros, que marcará a volta do Airbus quadrimotor à Argentina. Os voos serão voltados ao tráfego “étnico e VFR” (“Visitando Amigos e Parentes”), para atender à grande comunidade venezuelana na Argentina.

Recentemente, foram realizados dois voos humanitários entre as duas capitais, o primeiro transportou 32 passageiros de Caracas e saiu da Argentina com 187 venezuelanos. Ambos os voos faziam parte do programa do governo venezuelano “Vuelta a la Patria”, que vinham realizando para trazer seus compatriotas que emigraram a diversos países latino-americanos.

De início, os voos terão um caráter “regular” especial, uma vez que o governo venezuelano mantém restrições às operações internacionais, exceto para os voos para Bolívia, México, Panamá, República Dominicana, Rússia e Turquia. A mesma iniciativa também é aplicada nos voos recentemente inaugurados pela Conviasa para Quito e Guayaquil, no Equador; Lima, no Peru; e Santiago, no Chile; além dos serviços para Madrid, na Espanha que são operados por Conviasa, Air Europa, Iberia e Plus Ultra.

A Conviasa operou na Argentina até maio de 2017, quando tinha dois voos semanais que ligavam Buenos Aires a Porlamar no verão e adicionalmente um voo também de Caracas. Os serviços eram prestados em um Boeing 747-400 alugado da espanhola Wamos Air.

No final de 2017, a Estelar conseguiu substituir a Conviasa na ligação entre Buenos Aires e Caracas com dois voos semanais no Airbus A340-300. Em 2019 transportou 35.858 passageiros com uma ocupação média de 70%.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

FIDAE ressalta as apresentações da Esquadrilha da Fumaça, do Brasil, e...

0
As esquadrilhas realizarão acrobacias de alto nível na Exposição Aeroespacial com a maior história e reconhecimento da América Latina.