Argentina ‘joga verde’ e tenta voo para as Ilhas Falkland, mas britânicos odeiam a ideia

O Governo britânico rejeitou uma proposta da Argentina de viabilizar dois voos fretados das Aerolíneas Argentinas para as Ilhas Falkland, a fim de que os residentes pudessem chegar ao continente durante as férias de fim de ano ou por motivos pessoais.

Alegando haver má conectividade aérea, como resultado do fechamento de rotas desde março de 2020 por causa da pandemia, o governo argentino havia proposto que dois voos pudessem ser feitos em dezembro e janeiro, do continente às ilhas chamadas pelos argentinos de Malvinas.

Preparando o balde

Informa o La Nación que a proposta foi rejeitada pelos britânicos sob alegação de que o poder de habilitar ou não as rotas aéreas é uma decisão do governo local das ilhas. A tentativa dos voos com aviões da estatal Aerolíneas Argentinas também poderia ser vista como uma vitória política argentina e o governo europeu não quer dar combustível a isso.

As ilhas são reclamadas pelos argentinos há décadas, desde que a Inglaterra ali aportou em 1833, num evento entendido pelos portenhos como uma usurpação de um pedaço de seu território. No começo dos anos 1980, a Argentina tentou tomar a ilha de volta para si, mas perdeu a guerra e o domínio britânico no local perdura até hoje.

Juntando a água fria

Para resolver o caso, o governo britânico das Ilhas Falkland fez um pedido ao argentino para permitir um sobrevoo a ser realizado por outra empresa, certamente a chilena Latam, para que os residentes pudessem viajar de lá para o Chile a fim de visitar parentes. Conforme informado, a despesa seria arcada pelo governo que atualmente ocupa o território insular.

Até meados da semana passada, a Argentina não divulgou nenhuma decisão a esse respeito, mas existe uma grande chance de que o voo aconteça, para seu desagrado.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Air Botswana vai adquirir mais aeronaves Embraer para aumentar presença na...

0
A Air Botswana, apesar dos diversos desafios enfrentados, está pronta para alçar voos mais altos, desta vez com ajuda financeira do governo