Argentina realiza prospecção aérea radiológica e nuclear com aeronave tripulada e não tripulada

Imagem: DIGID

A Direção Geral de Investigação e Desenvolvimento (DIGID) da Argentina informa que, no âmbito do Exercício de Aplicação do Plano de Emergência Nuclear da Central Nuclear Embalse (CNE), e com o apoio do Comando de Treinamento e Alistamento e da Direção Geral de Comunicações e Informática, realizaram testes de prospecção aérea radiológica e nuclear com aeronaves tripuladas e não tripuladas.

Para esta tarefa foi utilizado o Sistema Aéreo Não Tripulado SAMIRP – BUHO, desenvolvido e produzido pelo Centro de Investigações Aplicadas, e uma aeronave Cessna C-180F fornecida pelo Centro de Ensaios de Voo.

A simulação contou com a participação simultânea de todas as localidades e comunas que estão no raio de 10 quilômetros ao redor da usina nuclear: Embalse, La Cruz, Segunda Usina, Villa del Dique, Villa Quillinzo e Villa Rumipal.

Nos dias 4 e 5 do corrente mês, os meios utilizados visavam controlar o andamento da “pluma radioativa” que havia sido prevista na simulação do exercício de detecção. Para esta tarefa, foi planejado medir as emissões de radiação ionizante de radioisótopos artificiais, depositados na superfície, com o sensor de radiação “SPARCS A” da Autoridade Reguladora Nuclear (ARN), montado no Cessna, que foi preparado para realizar levantamento aéreo do setor designado.

Imagem: DIGID

Na quarta-feira, 5, apesar do clima desfavorável, o Sistema BUHO realizou voos nos quais imagens e vídeos foram registrados para que o Centro de Operações de Emergência (COEM), localizado na cidade de Almafuerte, do Coordenador Militar de Levantamento Aéreo Radiológico Nuclear da Força Aérea, fornecesse informações para a tomada de decisões.

de interesse; enquanto a Diretoria de Tecnologia da Informação distribuiu o sinal para a DGID e o Centro de Operações Aeroespaciais (COAE) do Comando Aeroespacial localizado em Merlo, província de Buenos Aires. Consequentemente, a atividade poderia ser vista simultaneamente por vários órgãos da Força Aérea e do Estado-Maior Conjunto.

A Direção Geral de Comunicações e Tecnologia da Informação, através do Esquadrão Central de Coordenação Operacional (ECOC) Córdoba, fez enlaces via satélite entre o aeródromo de La Cruz e o COEM para a transmissão em tempo real de vídeo e dados coletados pelo SAMIRP nos setores de interesse.

Ao mesmo tempo, a Diretoria de Informática distribuiu o sinal para a DGID e o Centro de Operações Aeroespaciais (COAE) do Comando Aeroespacial localizado em Merlo, província de Buenos Aires.

Consequentemente, a atividade pôde ser vista simultaneamente por vários órgãos da Força Aérea e do Estado-Maior Conjunto.

Informações da DIGID

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias