Início Aviação Militar

Argentina voltará a ter aviões militares P-3 Orion, vindos da Noruega

Mais um país terá em sua frota o lendário avião de patrulha marítima P-3 Orion, derivado do clássico Lockheed Electra.

Foto – DepositPhotos

Hoje, o país vizinho do Brasil tem apenas o Grumman S-2T Turbo Tracker para missões de patrulha marítima, que incluem o reconhecimento de navios e submarinos e também a caça e abate deles. No entanto, relatos dão conta que apenas um destes aviões está em condições de voo e, mesmo assim, é raramente visto em operação.

O Tracker é uma aeronave bem menor e desenhada para ser lançada a partir de porta-aviões, ao contrário do P-3 Orion que é a versão militarizada do clássico Lockheed L-188 Electra, bastante famoso no Brasil por causa da Varig.

Na Argentina, inclusive, Electras originais foram modificados para função militar. Depois, ela também comprou Orions diretamente dos EUA, mas todas estas aeronaves já foram aposentadas.

Agora quatro aeronaves foram compradas em decorrência de uma licitação aberta ainda em 2015. O acordo no valor de $67 milhões de dólares segundo o portal Defense News, englobará quatro aviões P-3C Orion de Patrulha Marítima e um P-3N para Busca e Salvamento.

As primeiras aeronaves deverão chegar na Argentina já no mês que vem, vindas da Noruega, que tem aposentado o Orion após adquirir o Boeing P-8 Poseidon, versão militar marítima do 737-800.

Sair da versão mobile