Arquiteta cria Terminal de Aeroporto inspirado no Antonov An-225

Concepção de Oksana Oksiukovska

A destruição do maior avião do mundo, o Antonov An-225 Mriya, durante a guerra na Ucrânia, tem servido de inspiração para várias iniciativas, que visam manter o sonho vivo na população. Uma arquiteta, também motivada pelo tema, usou sua criatividade para criar um terminal de aeroporto baseado no gigante avião.

O conceito foi feito pela arquiteta Oksana Oksiukovska, que batizou o projeto de Mriya, palavra que além de ser o nome do An-225, significa “Sonho”, em ucraniano. A estrutura que representa um pequeno terminal em V não é proposta para um aeroporto em específico, mas sim um design base para projetos futuros.

No projeto, chama a atenção a posição da torre de controle, que é integrada ao terminal e faz parte de um design cuja composição aludiria ao “sonho”, que começa na estrada de acesso ao terminal. Por sua vez, o telhado translúcido da edificação ajuda a dar um ar moderno, enquanto passa serenidade ao viajante.

Nas concepções gráficas criadas para o projeto, é possível ver o An-225 ocupando o espaço de destaque no aeroporto, estacionado em frente à ponta do V formado pelo terminal. No total o terminal poderia acomodar 9 jatos de tamanho médio (Airbus A320 ou Boeing 737) além do próprio Mriya.

Confira abaixo algumas imagens da ideia da arquiteta.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias