Início Aviação Militar

Arremetida do avião presidencial em Salvador a instantes do pouso é captada em bela filmagem

O VC-1A arremetendo, em cena do vídeo abaixo – Imagem: Luciedson Ferreira

Embora a aeronave presidencial brasileira, o Airbus A319 VIP denominado VC-1A pela Força Aérea Brasileira (FAB), seja muito mais observado quando efetua voos de transporte do presidente, em muitos outros momentos ele também é visto sendo utilizado em voos de treinamento dos tripulantes responsáveis pelas operações.

Assim, não é tão incomum que o jato, registrado sob a matrícula FAB 2101, seja visto realizando pousos ou aproximações e arremetidas em diversos aeroportos do Brasil, sem que esteja levando ou buscando o presidente ou qualquer outro político.

Foi o que ocorreu nessa semana no Aeroporto Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Salvador (BA), quando o VC-1A foi visto e gravado efetuando um procedimento de arremetida, conforme mostra o vídeo a seguir, publicado por Luciedson Ferreira em seu canal no YouTube:

Como visto nas belas cenas acima, os pilotos da FAB aproximaram o Airbus A319 para a pista de Salvador, porém, arremeteram a poucos instantes do pouso. O procedimento ocorreu por volta das 15h00 da terça-feira, 17 de janeiro.

Após a arremetida, a aeronave foi levada até a Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), onde também realizou procedimentos sem pousar, e então retornou a Brasília, de onde havia partido quase 5 horas antes.

Dados e trajetória do voo do VC-1A – Imagem: RadarBox