Arremetida e decolagem cancelada no aeroporto de Congonhas: assista e ouça as comunicações do momento

O Boeing 737 sendo desacelerado na pista, em cena do vídeo abaixo – Imagem: canal Golf Oscar Romeo

Cenas captadas no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, disponibilizam a interessante oportunidade de acompanhar os procedimentos adotados diante da necessidade de um cancelamento de autorização de decolagem em decorrência de uma arremetida.

O vídeo a seguir foi publicado hoje pelo canal Golf Oscar Romeo no YouTube, que registrou as imagens quando fazia uma de suas lives diárias mostrando o movimento de pousos e decolagens do aeroporto paulista, um dos mais movimentados do Brasil.

Como visto nas cenas acima, acompanhadas da frequência de comunicação da torre de controle, um Boeing 737 da Gol Linhas Aéreas foi autorizado a decolar pela pista 17R de Congonhas.

Porém, logo que os pilotos iniciaram a aceleração da aeronave, foi possível ouvir um dos pilotos de outro avião informando que estavam iniciando uma arremetida devido a windshear (condição de mudança de vento, geralmente associada a nuvens de tempestade, que representa grande risco ao voo).

Tratava-se do jato VC-99A da Força Aérea Brasileira (FAB), que estava se aproximando para pousar na pista 17R após a decolagem do Boeing 737 da Gol.

Na sequência da informação de arremetida, imediatamente o controlador de tráfego aéreo instrui os pilotos da Gol a cancelarem a decolagem, e repete a instrução para garantir o entendimento, já que o VC-99A passaria sobre o aeroporto, podendo gerar um conflito de tráfego durante a subida do Boeing 737.

Os pilotos confirmam o cancelamento e logo é possível ver a aeronave sendo desacelerada na pista. Pouco depois, o VC-99A é visto passando sobre o aeroporto.

Vale ressaltar que a situação e os procedimentos acima descritos e assistidos no vídeo são previstos e treinados pelos pilotos e controladores de tráfego aéreo, portanto, são padronizados e seguros.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias