Arremetida e pouso com muito spray foram filmados em dia de forte chuva em Joinville; assista às belas cenas

Um vídeo publicado nesta sexta-feira, 24 de fevereiro, pelo canal Plane Spotter Joinville no YouTube, mostra um dia em que belas imagens de uma arremetida, seguida de um pouso com muito spray de água, foram filmados em um dia de forte chuva na cidade de Joinville, em Santa Catarina.

A aeronave é um Boeing 737-800 da Gol Linhas Aéreas, registrado sob a matrícula PR-VBK, cujos pilotos optaram por descontinuar a primeira aproximação de pouso devido a dificuldades geradas pelas condições meteorológicas adversas do momento.

Não muito tempo depois, já com a meteorologia tendo apresentado uma melhora considerável, os pilotos completaram o pouso em segurança pela cabeceira 15 do aeroporto catarinense.

Acompanhe a seguir as belas cenas. Para quem gosta de aviação, o som da potência dos motores durante a arremetida também é um prazer a mais. Depois, a gravação ainda mostra um pouso de um ATR 72 da Azul também com chuva e a decolagem do Boeing 737.

Vale ressaltar que as imagens do vídeo acima, embora publicadas nesta semana, foram captadas em novembro passado, no dia 27 daquele mês, quando o Boeing 737 chegava de Guarulhos no voo G3-1238, segundo informações disponibilizadas pelo canal na legenda da publicação.

A título de curiosidade, uma arremetida é uma desistência de pouso durante a fase de aproximação. O piloto interrompe a descida e inicia o chamado procedimento de aproximação perdida, quando se considera que pode não ser seguro continuar até o pouso.

As arremetidas podem ser iniciadas pelo piloto ou solicitadas pelo controlador de tráfego aéreo se este observar um potencial motivo.

As razões comuns para uma arremetida incluem condições meteorológicas além das aceitáveis para o local, uma aproximação não estabilizada pela meteorologia ou por qualquer outro fator, uma pista não estar livre de aeronaves, pessoas ou veículos, entre outros.

Independente do motivo, os pilotos são recorrentemente treinados para tomarem as decisões adequadas e realizarem os procedimentos necessários, garantindo os níveis de segurança desejados para o pouso.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias