Arremetida, ‘Pan-Pan’ e bombeiros na pista ontem no aeroporto de Porto Alegre; assista às cenas

Cena do vídeo apresentado abaixo – Imagem: canal Camera Aeroporto Salgado Filho BrAmigos

Neste sábado, 8 de abril, um voo da Azul Linhas Aéreas passou por uma ocorrência, com declaração de “Pan-Pan” pelos pilotos, quando se aproximava para pouso no Aeroporto Internacional Salgado Filho, e mais uma vez é possível ter a interessante experiência de acompanhar como tudo acontece na aviação, através de uma gravação feita ao vivo.

A situação se desenvolveu com o voo da Azul 2978, chegando de Foz do Iguaçu (PR) ao aeroporto de Porto Alegre (RS), realizado com a aeronave Embraer 195 de registrada sob a matrícula PR-AXY, que arremeteu quando fazia a aproximação às 10:54 da manhã.

Conforme as cenas do vídeo disponibilizado abaixo, gravado pelas câmeras ao vivo do canal “Camera Aeroporto Salgado Filho BrAmigos” no YouTube, após a arremetida, enquanto faziam a volta para retornar a uma nova aproximação, às 11:06:04 os pilotos decidiram declarar que precisariam de auxílio no pouso, citando degradação nos freios.

O controlador de tráfego aéreo questionou se seria uma emergência, mas o piloto avisou que não, pois seria, na verdade, uma declaração de “Pan-Pan”.

Vale sempre explicar de maneira simplificada, aos não familiarizados com o termo, que a declaração de “PAN-PAN” é usada para situações urgentes, que necessitam de atenção, mas que não representam risco de vida, ao contrário da declaração de “MAYDAY”, esta, sim, para casos de risco às pessoas ou à aeronave.

Em seguida, por consequência da urgência declarada, o controlador foi ouvido, às 11:08:34, solicitando ao voo LATAM 3800 para realizar arremetida e procedimento de aproximação perdida, para que a prioridade de pouso fosse dada à aeronave da Azul.

Às 11:09:22, foi possível o controlador solicitando aos pilotos da Azul informações de quantidade de pessoas a bordo, autonomia de combustível e destino alternativo, sendo que o piloto respondeu, às 11:10:04, que havia 94 pessoas a bordo, 2:50 de autonomia e não havia material perigoso a bordo (estes são procedimentos-padrão sempre realizados em situações de urgência e emergência).

Com isso, também como procedimento-padrão, os bombeiros foram posicionados em prontidão nas taxiways próximas à pista, até a aeronave aparecer no vídeo, tendo pousado em segurança às 11:15:44.

Às 11:17:20, o piloto agradeceu e o controlar informou que os bombeiros seguiriam o Embraer 195 até o corte dos motores no pátio (este também é um procedimento padrão em situações de urgência e emergência, mesmo quando está tudo bem com a aeronave).

Toda a sequência acima descrita pode ser acompanhada no player a seguir, observando-se o relógio no canto superior direito para avançar aos horários descritos nesta matéria:

A título de curiosidade, vale lembrar que outro pouso sob declaração de “Pan-Pan” aconteceu um Porto Alegre pouco mais de uma semana atrás, como pode ser visto novamente através deste link ou do título disponibilizado logo abaixo.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias