Às vésperas de iniciar voos ao Brasil, SKY Peru comemora quatro anos e planeja expansão

A SKY Airline completou quatro anos de operações no Peru em abril com mais de 6,3 milhões de passageiros transportados em mais de 40.000 voos locais. Com isso, atinge um market share próximo a 20% , consolidando-se como a segunda empresa com maior número de usuários nacionais por ano e a principal companhia aérea de baixo custo do mercado doméstico peruano.

Segundo dados atuais, a SKY possui oito Airbus A320neo, configurados com 186 assentos, (CC-AZI, -AZK, -AZM, -AZR, -AZU, -AZV, -DBD, –DBF) baseados em Lima para operações nacionais e internacionais. A empresa espera fechar 2023 com 13 aeronaves, número que inclui o Airbus A321neo com capacidade para 238 passageiros.

Como detalha o Aviacionline, a SKY entrou no mercado nacional peruano em abril de 2019 com oito destinos nacionais. Atualmente, opera em 14 destinos domésticos com uma participação de mercado de 17,75% em movimento de passageiros. A low cost opera de Lima a Arequipa, Ayacucho, Cusco, Iquitos, Jauja, Juliaca, Pucallpa, Piura, Tacna, Talara, Tarapoto, Trujillo e Tumbes.

Entre as cidades relevantes do interior do país estão Cusco, Arequipa e Piura, que juntas respondem por aproximadamente 56% dos passageiros que a SKY transportou desde o início de suas operações no Peru.

A empresa tem encontrado grandes desafios locais, dada a eclosão dos conflitos sociais no final de 2022. Apesar disso, inaugurou dois novos destinos: Jauja e Tacna. Além disso, está avaliando novos destinos nacionais e pontos ao norte e para atender cidades como Chiclayo e/ou Cajamarca.

Segundo a DGAC Peru, a SKY transportou 5.993.683 passageiros entre 2019 e 2023 (janeiro e fevereiro). Em 2022, mobilizou 2.367.722 viajantes, o que representou um crescimento de 51% com o restante em 2019.

Internacionalmente, voa de Lima para: Santiago do Chile, Buenos Aires, Cancún, Miami e Punta Cana. No começo de julho, a empresa também espera realizar voos quatro vezes por semana para São Paulo (Guarulhos), com jatos Airbus A320neo.

Além disso, a empresa está avaliando novos destinos internacionais como Aruba. Sendo a segunda operadora internacional do Peru, em dezembro de 2022 a SKY Airline alcançou cerca de 7,5% de market share. De lá até fevereiro deste ano, sua participação aumentou quase 1%, chegando a 8,47% do mercado internacional.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias