Asa de avião Antonov An-24 ganha grande dano ao atingir poste de linha de transmissão de energia

O Antonov An-24 envolvido no incidente – Imagem: Departamento de Investigação da Federação Russa

Na última sexta-feira, 17 de março de 2023, por volta das 12h20, horário local, uma aeronave bimotora turboélice Antonov An-24 da companhia russa Polar Airlines teve sua asa danificada em um incidente de solo.

Segundo reporte do Departamento de Investigação Inter-regional Oriental para Transporte, do Comitê de Investigação da Federação Russa, o avião havia acabado de pousar em um serviço de Yakutsk para Belaya Gora quando colidiu a asa direita com um poste de suporte de linha de transmissão de energia.

A asa danificada – Imagem: Departamento de Investigação da Federação Russa
O poste atingido – Imagem: Departamento de Investigação da Federação Russa

Havia 4 tripulantes e 14 passageiros a bordo da aeronave, mas não houve vítimas ou feridos como resultado do incidente. Apenas o bordo de ataque da asa sofreu um grande afundamento, que precisará ser reparado antes que o Antonov An-24 possa voltara decolar.

Uma verificação pré-investigação já foi iniciada de acordo com a Parte 1 do art. 263 do Código Penal da Federação Russa (violação das regras de segurança no trânsito e operação de transporte aéreo).

Os investigadores estão realizando um conjunto de diligências de verificação destinadas a apurar todas as circunstâncias e causas do incidente, devendo ser tomada uma decisão processual após os resultados da verificação.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias