Início Acidentes e Incidentes

Asa de Boeing 737 foi danificada em colisão com veículo no Aeroporto de Novosibirsk, na Rússia

Imagem: Comitê de Investigação da Federação Russa

O Comitê de Investigação da Federação Russa informou que foi iniciada uma avaliação sobre uma ocorrência envolvendo colisão de aeronave com um equipamento no último final de semana.

Segundo dados preliminares, na noite do sábado, 17 de fevereiro de 2024, no Aeroporto Internacional Tolmachevo, de Novosibirsk, uma aeronave Boeing 737-800 que chegou em voo proveniente de Mirny, na república de Yakutia, sofreu ​​​​danos em elementos da asa em decorrência do contato com equipamento do aeródromo durante o taxiamento.

Boeing 737-800 da Alrosa, igual ao envolvido na ocorrência – Imagem: Anna Zvereva / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Apesar de não especificado pela autoridade russa, a mídia local reporta que o avião é operado pela companhia Alrosa e o equipamento era um veículo, embora também não seja detalhado qual o tipo de veículo envolvido.

“A aeronave foi retirada de serviço até que as circunstâncias sejam esclarecidas. Os passageiros do voo de regresso foram enviados ao seu destino em voo de reserva”, disse o serviço de imprensa do Ministério Público dos Transportes da Sibéria Ocidental.

O Departamento de Investigação para Transportes de Novosibirsk está conduzindo uma verificação pré-investigação sobre os indícios de um crime previsto no art. 263 do Código Penal da Federação Russa, que aborda violação das regras de segurança no trânsito e operação do transporte aéreo.

Os investigadores estão realizando um conjunto de atividades de verificação que visam apurar todas as circunstâncias da ocorrência.

Com informações do Comitê de Investigação da Federação Russa

Sair da versão mobile