Asa ‘trabalhando’ no pouso do grande Boeing 747 é mostrada em bonita gravação feita a bordo

O Boeing 747 a instantes do pouso, em cena do vídeo abaixo – Imagem: canal Just Planes

Mais do que apenas gerar sustentação para o voo, as asas dos aviões são um verdadeiro projeto de engenharia à parte, já que possuem materiais e formas estruturais específicos para, entre outras várias funções, serem flexíveis, ajudando a absorver instabilidades e turbulências para melhorar o conforto de quem está a bordo.

Assim sendo, é sempre muito interessante observar a asa “fazendo seu trabalho” ao sofrer deflexões para cima e para baixo para absorver as cargas aerodinâmicas, principalmente nos grandes aviões comerciais, em que a envergadura (distância entre as pontas das asas) é bastante elevada, tornando a movimentação mais pronunciada e visível.

É o que se observa no vídeo a seguir, publicado pelo canal “Just Planes” no YouTube, em que a grande asa (mais de 64 metros de envergadura) do enorme Boeing 747, o admirado Jumbo Jet, é mostrada durante os segundos finais de uma aproximação e o começo da desaceleração no pouso:

Como visto nas bonitas imagens acima, chama atenção não apenas os movimentos da estrutura para cima e para baixo, mas também a diferença de deflexão da asa em voo e no solo. Antes do pouso, nota-se a ponta da asa mais alta, devido à sustentação, e após o pouso, ele fica bem mais baixa, já que o fim da sustentação resulta apenas no próprio peso da estrutura para baixo.

Por fim, além de toda a questão estrutural da asa comentada acima, também é muito interessante notar o funcionamento dos demais sistemas da aeronave. Elevação dos spoilers (freios aerodinâmicos) sobre a asa, abertura dos reversores de empuxo nos motores e deflexão para baixo de parte dos slats no bordo de ataque (parte dianteira) da asa, entre outros aspectos, tudo para auxiliar em uma adequada redução da velocidade durante o pouso.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias