
O Aeroporto Domine Eduard Osok em Sorong, localizado no sudoeste da Papua (Indonésia), ficou fechado por várias horas até que reparos fossem feitos na pista de pouso, após danos em uma das camadas do asfalto terem aparecido após o pouso de um jato Airbus A320 da Pelita Air.
Como informou a imprensa indonésia, a reabertura do aeroporto foi confirmada pela chefe da Unidade Administradora do Aeroporto, Cece Tarya, que comunicou o restabelecimento das atividades após a finalização dos trabalhos.
“Ao longo do domingo (11), às 08h30, horário local, o aeroporto enfrentou uma interrupção operacional devido a danos na pista. Contudo, às 14h30, o aeroporto foi reaberto para operações normais”, informou Cece em um comunicado datado de segunda-feira, 12 de agosto.
O incidente começou quando um piloto da Pelita Air reportou à Torre de Controle de Tráfego Aéreo (ATC) que havia danos na pista. Após a notificação, a equipe de Construção e Terreno (Bangland) do aeroporto verificou a situação e constatou os danos.
Imagens mostram que após a passagem da aeronave uma parte da camada asfáltica se desprendeu, denotando a má qualidade da manutenção da pista.
Pelita Air Service A320 damaged the runway asphalt while landing at Sorong Dominique Edward Osok Airport in Indonesia, forcing the airport to close for 6 hours. pic.twitter.com/ghCBGitXwR
— Breaking Aviation News & Videos (@aviationbrk) August 11, 2024
Cece expressou suas desculpas pelo transtorno ocasionado pela interrupção das atividades, lamentando as consequências do incidente. No entanto, ressaltou que a segurança dos voos é a principal prioridade, instruindo a equipe responsável a conduzir uma investigação minuciosa e a adotar as medidas corretivas necessárias. “Este é um aprendizado que deve garantir que situações semelhantes não ocorram novamente”, afirmou.
Como medida de emergência, o aeroporto emitiu imediatamente um Aviso aos Aviadores (NOTAM), informando sobre o fechamento da pista e promovendo a limpeza de Detritos de Objetos Estranhos (FOD) nas áreas afetadas. A equipe técnica colaborou rapidamente com várias partes envolvidas, como a AirNav Indonesia, empreiteiros implementadores, consultores, e a Diretoria de Aeroportos para realizar as melhorias necessárias.
Cece detalhou que várias etapas de avaliação e reparo foram realizadas em resposta aos danos. “Todo o trabalho de sobreposição realizado anteriormente será desmontado novamente para garantir a qualidade dos reparos e prevenir danos similares no futuro”, explicou.
Com o fechamento da pista, pelo menos 10 partidas e 12 chegadas foram afetadas, resultando em atrasos e desvios.
Jet Exhaust of a Pelita Air Service Airbus A320 aircraft peeled off a chunk of the top asphalt layer of the Runway 27 at Bandara Sorong Airport(WASS), Papua, Indonesia forcing the closure of the airport temporarily.
— FL360aero (@fl360aero) August 11, 2024
According to NOTAM the airport was closed from 1036WIT to… pic.twitter.com/lLAHdtW7aP