Asiáticas cortam voos a Moscou por não conseguirem mais abastecer os aviões na Rússia

Foto; Korean Air

As duas principais empresas aéreas sul-coreanas, Korean Air e a Asiana Airlines, que estão em processo de fusão, cancelaram seus voos de passageiros de Seul para e da Rússia, pelo menos nas próximas duas semanas, e redirecionaram seus voos de carga, dizendo que isso era porque não estavam sendo capazes de reabastecer suas aeronaves após a invasão da Ucrânia pela Rússia.

A mídia coreana cita que as transportadoras disseram, em comunicados separados, que redirecionariam os voos de carga que antes paravam em Moscou, enviando-os diretamente para destinos na Europa, como Frankfurt e Amsterdã, sem fazer escalas na Rússia até 18 de março.

Fomos informados por um provedor de serviços de reabastecimento com sede na Rússia que não podemos mais reabastecer nossos aviões no aeroporto de Moscou”, disse um representante da Korean Air.

O motivo é que as empresas de reabastecimento de aeroportos estavam tendo problemas para obter combustível de aviação devido a sanções contra a Rússia, acrescentando que a Korean Air continuaria monitorando os desenvolvimentos e poderia fazer mais ajustes de programação e rota.

As companhias deixaram claro que a decisão não se deve a restrições por parte da Rússia, mas especificamente por conta das sanções ocidentais. Atualmente, a Korean Air tem voos de passageiros cinco vezes por semana entre Seul e Moscou, enquanto a Asiana tem um voo diário.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Boeing 737 deixa uma das rodas para trás durante a decolagem;...

0
Um Boeing 737 perdeu uma das rodas do conjunto principal do trem de pouso durante o procedimento de decolagem no último domingo.