ASL Group assina pedido e garante acordo para seis aeronaves eVTOLs Lilium

Lilium Jet – Imagem: Lilium

O ASL Group, uma empresa operadora de jatos executivos com sede nos países do Benelux e proprietária da primeira aeronave elétrica da Bélgica, assinou um pedido de compra para seis aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL) desenvolvidas pela Lilium.

O acordo, que inclui o pagamento de um depósito ao fabricante, é uma continuação de um memorando de entendimento anterior que as duas empresas haviam finalizado no âmbito do Farnborough International Airshow em 2022, informa o Aviacionline.

O Lilium Jet é uma grande oportunidade de oferecer melhor valor aos nossos clientes de forma sustentável”, comentou Philippe Bodson, proprietário e CEO do ASL Group. “Com zero emissões operacionais, capacidade de decolagem e pouso verticais e uma espaçosa cabine premium, o Lilium representa a melhor opção do mercado”, disse ele.

Com a maior densidade populacional da Europa, o Benelux representa um caso de uso perfeito para o Lilium Jet, com seu esperado alto desempenho aerodinâmico e baixo perfil de ruído”, disse Klaus Roewe, CEO da Lilium. “Estamos orgulhosos de apoiar o desenvolvimento do Grupo ASL na região”, concluiu.

Lilium Jet – Imagem: Lilium

Os lírios eVTOL

Segundo seu desenvolvedor, o Lilium Jet terá capacidade para transportar até seis passageiros e poderá ser operado por apenas um piloto. O interior pode ser adaptado para obter uma configuração otimizada para diferentes usos e requisitos do cliente.

Atingirá uma velocidade de cruzeiro de até 175 milhas por hora (282 km/h) e uma altitude de até 10.300 pés (3 mil metros). Além disso, terá um alcance máximo de 155 milhas (250 quilômetros).

A aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical terá envergadura de 13,9 metros e comprimento de 8,5 metros. Ele será impulsionado por uma série de trinta ventiladores localizados nas asas e alimentados por baterias.

A Lilium é uma das empresas emergentes no mercado de aeronaves eVTOL. Todos eles perseguem um objetivo principal: criar veículos aéreos de transporte de passageiros de emissão zero para voos urbanos ou regionais de curta distância e aumentar a acessibilidade dos operadores e seus clientes a este tipo de mobilidade aérea.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias