Assim como a Boeing, Airbus informa paralisação de suporte a aviões na Rússia

Airbus A350-900 da Aeroflot – Imagem: Anna Zvereva / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Assim como feito na terça-feira pela norte-americana Boeing, a europeia Airbus informa nesta quarta-feira, 2 de março, que está paralisando seus serviços de suporte ao cliente em seu centro de engenharia localizado na Rússia, o Airbus Engineering Centre in Russia (ECAR).

A medida vem como consequência das sanções dos países ocidentais aos russos, e deve resultar nos mesmos problemas causados pelo anúncio da Boeing, ou seja, na falta de peças e suporte técnico para as aeronaves das empresas aéreas da Rússia.

Segundo a Reuters, em comunicado por e-mail a fabricante afirma: “A Airbus suspendeu os serviços de suporte às companhias aéreas russas, bem como o fornecimento de peças de reposição para o país”.

Com isso, serviços de manutenção dos aviões fabricados por Boeing e Airbus passarão a ficar comprometidos, e gradativamente os aviões das companhias russas ficarão sem condições de voo.

Segundo descrito no site da fabricante, o ECAR foi estabelecido em 2003 através de uma joint venture entre a Airbus, Systema Invest e o grupo Kaskol. Foi o primeiro escritório de design lançado pela Airbus fora de seus países de origem e hoje emprega cerca de 200 engenheiros russos.

O ECAR, juntamente com várias empresas de engenharia russas, concluiu mais de 120 projetos para a Airbus e seus clientes russos, com trabalhos relacionados à última geração de aeronaves, os modelos A350-1000, A321XLR e A330neo.

O site específico do ECAR encontra-se fora do ar nesta quarta-feira.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias