Assista à arremetida de um 737 MAX em Guarulhos por pista ocupada a segundos do pouso

O momento da arremetida, em cena do vídeo apresentado a seguir

Os pilotos de um Boeing 737 MAX precisaram efetuar uma arremetida no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, neste último domingo, dia 28 de agosto, em função de não ter havido tempo suficiente para que a pista estivesse livre de outro avião que estava decolando.

A gravação abaixo, publicada pelo canal “Oxigênio Aéreo” no YouTube, mostra o momento em que a arremetida – um procedimento de segurança frequentemente treinado pelos pilotos – acontece a poucos segundo da chegada ao solo, enquanto um Airbus A321 corre pela pista 27R.

O avião visto em aproximação no vídeo acima é o Boeing 737 MAX 8 da Gol Linhas Aéreas registrado sob a matrícula PR-XMT, que chegada por volta das 13h30 vindo de Palmas (TO) no voo G3-1563.

Já a aeronave que decolava de Guarulhos era o Airbus A321 da Latam Brasil registrado sob a matrícula PT-MXN. Ele partia para no voo LA-3244 com destino a Belém (PA).

Conforme se ouve no áudio da frequência de comunicação da Torre de Controle do aeroporto, diante da impossibilidade de pouso do 737 MAX, a controladora orienta que os pilotos prossigam com o procedimento padrão de aproximação perdida, enquanto o A321 continua normalmente com seu procedimento de saída.

FlightRadar24 mostra a altitude aproximada do 737 MAX durante a arremetida, enquanto o A321 corria pela pista

Vale ressaltar que um avião nunca pode pousar com outro na pista, mesmo que este outro já esteja bastante avançado na corrida de decolagem. Em prol da segurança das operações aeroportuárias, tanto os pousos quanto as decolagens só são autorizados quando a área protegida (que envolve a pista e mais algumas áreas próximas ao redor dela) está completamente livre, caso contrário, ocorrerá o incidente chamado de Incursão em Pista.

Assim, o Boeing 737 somente seria autorizado a completar sua aproximação até o toque na pista se o Airbus A321 já tivesse saído do solo em sua decolagem.

Os dois aviões seguiram seus percursos normalmente nos minutos seguintes, com o 737 MAX retornando para uma nova aproximação e pouso, e o A321 voando até seu destino.

Os motivos que levaram à presença de um avião na pista e outro no final do procedimento de aproximação não são conhecidos, portanto, não é possível tirar qualquer conclusão e nem se deve fazer suposições.

Ainda vale lembrar que, geralmente, os pousos e as decolagens acontecem em pistas diferentes em Guarulhos, já que o aeroporto conta com duas paralelas, porém, neste domingo, houve um problema com um avião, que pousou e não pôde sair da pista, alterando por algum tempo a dinâmica normal de operação no local.

Por fim, a título de curiosidade, no vídeo também é interessante notar como havia forte vento não alinhado com a direção da pista, fazendo com que os aviões voassem com seus narizes apontando para a esquerda para compensar o efeito do vento.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias