Início Vídeos

Assista à arremetida de um Boeing 767 em Campinas após um King Air não sair da área protegida a tempo

Cenas do vídeo apresentado abaixo – Imagens: canal Golf Oscar Romeo

Uma gravação feita no início da noite de ontem, 21 de setembro, disponibiliza mais uma oportunidade de acompanhar os procedimentos de segurança da aviação, em função de pista ainda ocupada durante a aproximação final de um avião.

Conforme o vídeo abaixo, captado pela câmera ao vivo do canal “Golf Oscar Romeo” no YouTube, uma aeronave bimotora turboélice King Air C90 pousou por volta das 19h15 pela cabeceira 15 do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), porém, acabou demorando mais do que o esperado para se afastar da pista:

Como visto nas cenas acima, é possível ouvir que a controladora de tráfego aéreo orientou a saída pela taxiway A (“alpha”), e algum tempo depois questionou “ainda na pista?”. Não foi possível ouvir a resposta do piloto (sinal não captado pelo rádio), porém, a controladora logo solicitou que ele agilizasse para livrar a pista.

Pelo farol do avião, nota-se que o piloto, já tando passado um pouso além da “alpha”, ameaçou virar para retornar até ela, porém, decidiu prosseguir até a próxima taxiway.

Diante disso, estando um cargueiro Boeing 767-300F no final de sua aproximação para pouso na sequência do King Air, a controladora de tráfego aéreo orientou “go around, go around” (arremeta, arremeta) aos pilotos do jato.

A decisão da controladora pela arremetida ocorreu para evitar o risco de um incidente de “incursão em pista”, que ocorre quando uma aeronave, veículo ou pessoa está dentro da “área protegida” da pista durante um pouso ou uma decolagem.

Foi possível notar que o avião de menor porte já até estava saindo da pista no momento da orientação da arremetida, porém, como a área protegida das pistas se estende por uma certa distância além das laterais do da pista, haveria o risco de o pouso acontecer antes que o King Air cruzasse a linha da área protegida na taxiway.

Curiosamente, este foi o segundo caso de arremetida de um grande avião em Viracopos em função de pista não liberada em poucos dias.

O vídeo a seguir mostra a situação anterior, em que um Cessna 206 também livrou a pista mais adiante do que a taxiway “alpha”. Neste caso, ele passou até mesmo pela próxima, a “bravo”, e foi livrar apenas na “fox”, recebendo crítica da controladora de tráfego aéreo. Como resultado, um Boeing 737 da GOL foi orientado a arremeter:

Para conhecer mais detalhes sobre os conceitos de incidentes de incursão em pista e área protegida de pista, clique aqui ou no título disponibilizado logo abaixo.

Sair da versão mobile