Assista ao momento do resgate das pessoas feridas no avião preso na torre de energia

Momento em que o resgate era feito, em cena do vídeo apresentado abaixo

Duas pessoas foram resgatadas nessa noite de domingo para segunda-feira, 27 e 28 de novembro, depois que um pequeno avião colidiu com uma torre de linha de transmissão de energia em Maryland, nos Estados Unidos.

Conforme as imagens a seguir, transmitidas ao vivo durante a noite, os dois ocupantes foram tirados do avião que ficou pendurado a quase 30 metros do solo por horas, após colidir com a torre metálica:

O monomotor visto na gravação acima é o Mooney M20J registrado sob a matrícula N201RF, que colidiu com as torres perto do Montgomery County Airpark em Gaithersburg, Maryland, por volta das 17h40, horário local de domingo, de acordo com a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA – Federal Aviation Administration).

Segundo a CBS News, a Polícia do Estado de Maryland identificou os ocupantes do avião como sendo o piloto Patrick Merkle, de 65 anos, e o passageiro Jan Williams, de 66 anos. Os dois foram resgatados cerca de sete horas depois, com Williams sendo tirado do avião primeiro.

Ambos foram levados para hospitais locais com “ferimentos graves” e a hipotermia também era uma preocupação, disse o chefe dos bombeiros do condado de Montgomery, Scott Goldstein. Outro funcionário do Corpo de Bombeiros e Resgate do Condado de Montgomery disseram que os ferimentos não pareciam ser fatais.

A preparação para possibilitar o resgate

“Embora haja uma grande área de queda de energia no condado de Montgomery, não há outra maneira de determinar se é seguro acessar a torre até que ela seja aterrada ou ligada, o que significa que as equipes precisam ir até os fios para colocar braçadeiras ou cabos nos fios para garantir que não haja eletricidade estática, nem energia residual”, disse o chefe dos bombeiros sobre a preparação necessária para possibilitar o resgate.

Goldstein disse que essa etapa foi concluída às 23h30. Ele disse que os funcionários conseguiram entrar em contato com os ocupantes por telefone celular e os verificaram periodicamente até que fosse possível chegar a eles.

Depois, à meia-noite, as equipes começaram a trabalhar para prender o avião à torre, e esse trabalho foi concluído cerca de 15 minutos depois. A primeira pessoa foi retirada do avião às 12h25, e a segunda pessoa, cerca de 10 minutos depois.

O acidente será investigado pela FAA e pelo NTSB (National Transportation Safety Board), com o NTSB liderando a investigação e fornecendo atualizações adicionais, disse a FAA em um comunicado.

As autoridades confirmaram na manhã dessa segunda-feira que o avião foi removido da torre por operadores de guindastes. Ainda não há informações sobre o que houve para que a aeronave atingisse a torre.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias