Assista ao momento em que motor de avião A320 teve falha em voo nesta noite de terça

O motor com problema, em cena do vídeo apresentado abaixo

Um vídeo gravado a bordo de um Airbus A320 na noite dessa terça-feira, 23 de agosto, mostra a visão que tiveram alguns dos passageiros logo após o motor direito apresentar uma falha em voo.

Segundo reporta o The Aviation Herald, a aeronave envolvida no incidente visto no vídeo acima é o Airbus A320 registrado sob a matrícula XA-VAJ, operado pela companhia mexicana VivaAeroBus.

O jato decolou às 21h45 da pista 10 do aeroporto de Guadalajara, no México, no voo VB-518 para Los Angeles, nos Estados Unidos, mas, após poucos minutos, um alto estrondo foi emitido pelo motor direito, e logo faíscas foram vistas sendo emitidas, conforme mostraram as cenas.

A trajetória do voo do A320 – Imagem: RadarBox

Segundo o histórico da plataforma RadarBox de rastreamento online, os pilotos interromperam a subida a cerca de 13.000 pés (3.960 metros) de altitude e retornaram a Guadalajara para um pouso seguro na pista 10 cerca de 40 minutos após a partida.

Nesse tempo de voo, algumas órbitas (trajetórias de espera) foram executadas sobre o aeroporto, possivelmente enquanto os pilotos avaliavam a condição do motor conforme os procedimentos dos manuais da aeronave.

Emissões de faíscas como essa costumam indicar que componentes internos do motor falharam, como as pás dos discos de turbina, por exemplo, mas apenas uma inspeção de técnicos de manutenção poderá identificar com exatidão o que houve.

Motivos do problema podem ser uma falha de algum componente, um erro de manutenção, uma ingestão de algum objeto estranho, entre outros, de maneira que somente uma investigação poderá determinar as causas mais prováveis.

A aeronave permanece no solo em Guadalajara até a publicação desta matéria, e assim deve continuar por longo período, já que falhas como essa costumam resultar em necessidade de grandes reparos no motor.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Passageiro a bordo do Boeing 737 da Gol filmou o momento...

0
O passageiro estava a bordo do Boeing 737 da Gol nessa manhã de sábado, quando houve a falha de motor na decolagem de Congonhas.