Assista ao momento em que se abortou a partida do foguete na base da Força Aérea Brasileira

O foguete no momento em que seria lançado, em cena do vídeo apresentado abaixo

Como visto na última semana, o lançamento espacial que seria feito por uma empresa sul-coreana na base aeroespacial da Força Aérea Brasileira (FAB), o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), foi abortado pouco antes da partida do foguete (o vídeo apresentado nessa matéria mostra o momento).

Após o equipamento da Innospace ter sido trazido ao Brasil, chegando a bordo de um Boeing 747 no aeroporto de São Luís, no Maranhão, tudo foi preparado no CLA, em uma plataforma móvel da própria empresa sul-coreana, com o foguete HANBIT-TLV sendo colocado na posição vertical de lançamento.

Porém, segundo comunicado, devido a um erro em um sistema de gerenciamento de segurança, encontrado após a conclusão dos preparativos de decolagem do HANBIT-TLV, sua tentativa de lançamento de teste não foi realizada em 21 de dezembro.

Com isso, uma nova janela de lançamento seria definida pela Innospace após verificações com a Força Aérea Brasileira, e agora a empresa volta a fornecer uma nova atualização, indicando que ficará para o ano que vem.

“Espera-se uma nova tentativa do voo de teste do HANBIT-TLV no primeiro trimestre de 2023. Atualmente concluídas as verificações para um problema inesperado de sincronização do sistema. Continuando nossa jornada de lançamento no próximo ano! Fique atento para atualização”, descreve o comunicado.

Acompanhando o texto, a Innospace publicou mais um vídeo mostrando o foguete em Alcântara, no momento em que quase ocorreu o lançamento na semana passada, como mostrado a seguir (aguarde carregar, caso não apareça imediatamente).

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

LATAM programa dezenas de voos extras para Pernambuco no Carnaval

0
A LATAM anunciou 40 voos extras para Pernambuco no Carnaval, o que aumentará o total de rotas domésticas da empresa para 93 por semana.