Início Acidentes e Incidentes

Assista ao pouso: avião 767 da Cargojet tem pane e volta a Campinas (SP)

Um visitante incomum, que veio neste final de semana ao Brasil, estava partindo neste domingo, 7 de novembro, após sua operação no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), mas precisou retornar à origem, conforme o vídeo do pouso que você vê nesta matéria.

Segundo dados da plataforma de rastreamento de voo RadarBox, o avião Boeing 767-300F registrado sob a matrícula C-GVIJ, da empresa aérea canadense Cargojet, partiu de Viracopos às 20h23, porém, cerca de 25 minutos depois, sobre o interior do estado de São Paulo, iniciou uma descida rápida para 10 mil pés e então fez uma curva para retornar. Depois, no percurso de volta, baixou para 7 mil pés.

Imagem: RadarBox

Um retorno feito a uma altitude tão baixa geralmente é indicativo de algum problema com o sistema de pressurização da aeronave, já que sem o funcionamento correto do sistema é necessário voar mais baixo para que o interior do avião tenha uma pressão atmosférica e um nível de oxigênio mais adequados ao corpo humano.

Apesar disso, ainda não há nenhuma confirmação de qual teria sido o problema, podendo ou não ser relacionado ao sistema de pressurização.

Atualização: ainda na noite do domingo, o Aeroporto de Viracopos confirmou que o retorno do avião ocorreu devido a problema de pressurização.

Após aproximar-se de Campinas, mas ainda sobre a região da cidade de Piracicaba, os pilotos do Boeing 767 cargueiro o colocaram em procedimento de órbitas de espera, possivelmente para consumir combustível com objetivo de reduzir o peso da aeronave antes do pouso (para voos longos, os aviões decolam com um peso maior do que o limite de pouso, portanto, quando a situação permite que haja tempo para o gasto do combustível, o processo é feito para evitar um risco de danos por pouso com peso elevado).

A aeronave permaneceu fazendo órbitas de espera na região de Piracicaba a uma altitude de 5.500 pés (1.670 metros), depois subiu de volta para 7.000 pés antes de prosseguir para o pouso. Embora o procedimento tenha sido normal, moradores da cidade paulista afirmaram que se assustaram com o incomum sobrevoo de um avião de grande porte em uma altura tão baixa. Alguns registraram os momentos em vídeos:

Após a continuidade do voo até Viracopos, o pouso do Boeing 767 foi acompanhado no vídeo abaixo em tempo real, através da câmera ao vivo do canal “Golf Oscar Romeu” que mostra os pousos e decolagens do Aeroporto Internacional de Viracopos:

Às 22h56, o jato completou o pouso com segurança no aeroporto de Campinas sem novas intercorrências e sem necessidade de apoio de equipes de emergência, prosseguindo com seu taxiamento até o pátio de cargas.

O Boeing 767 chegou ao aeroporto internacional de Viracopos à meia-noite e 46 minutos da virada do sábado para o domingo, proveniente de Ontário, no Canadá, com parada em Trinidad e Tobago.

Após permanecer em solo ao longo do dia, partiu no final deste domingo no voo W8-1592 com destino a Miami, nos Estados Unidos, mas enfrentou a pane que resultou no retorno.

Sair da versão mobile