Assista às ações em Congonhas após passageiro passar mal no avião prestes a decolar

Cena do vídeo apresentado abaixo – Imagem: canal Golf Oscar Romeo

As ações decorrentes de uma situação imprevista, quando um voo estava prestes a decolar do Aeroporto de Congonhas, na capital paulista, foram gravadas ao vivo nessa semana, conforme o vídeo abaixo, quando o canal “Golf Oscar Romeo” promovia uma live no YouTube.

As cenas mostradas a seguir foram captadas no meio da tarde da terça-feira, 27 de dezembro, permitindo a interessante experiência de ouvir as comunicações entre piloto e controlador de tráfego aéreo e assistir à movimentação da aeronave no momento da situação.

Como visto na gravação apresentada no player acima, o voo era o LA-3164, da Latam, feito pelo Airbus A320 de matrícula PR-MHU, e as comunicações já são ouvidas logo nos primeiros segundos das cenas.

O jato estava ao lado da cabeceira por volta das 16h20, prestes a decolar, quando o piloto informou ao controlador de tráfego aéreo da Torre de Congonhas que precisaria retornar ao pátio, pois recebeu o aviso de que um passageiro estava passando mal e precisava de atendimento médico.

Diante da ocasião, o controlador orientou que os pilotos entrassem na pista para taxiar até a saída para a taxiway Índia, o que eles fizeram com agilidade, porém, acabaram passando reto dessa saída e livrando na próxima, para a taxiway Hotel.

O controlador logo solicitou que o Airbus A320 saísse da pista, pois outra aeronave já fazia a aproximação para pouso. Os pilotos pediram desculpas, informando que o engano ocorreu porque estavam tentando contato com o apoio da companhia para o atendimento ao passageiro, ao que o controlador respondeu que não havia problema.

Na sequência da gravação, a aeronave vai até o pátio e, logo depois, uma ambulância se aproxima para o atendimento ao passageiro, que é visto desembarcando e sendo levado até o veículo.

O Airbus A320 voltou à pista para a decolagem cerca de uma hora após ter retornado ao pátio e prosseguiu no voo LA-3164, com destino a Salvador.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Em visitas a aeroportos do país, ANAC foca no diálogo sobre...

0
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) tem realizado, a convite, visitas técnicas aos aeroportos do país como parte das ações relacionadas