Assista às duas arremetidas e ao pouso de um mesmo avião A380 na última sexta-feira

O A380 arremetendo a instantes do pouso, em cena de um dos 3 vídeos abaixo

Como acompanhamos desde a última sexta-feira, 18 de fevereiro, a incomum situação de ventos extremamente intensos na Inglaterra levou uma transmissão ao vivo a fazer um enorme sucesso, enquanto centenas de milhares de pessoas assistiam às difíceis aproximações encontradas pelos pilotos de dezenas de aviões que pousavam no Aeroporto Heathrow, em Londres.

E como o aeroporto londrino é conhecido por receber vários exemplares dos enormes aviões de dois andares Airbus A380, diversos deles foram vistos chegando durante a transmissão do canal Big Jet TV. E um deles chamou a atenção do público, por conta de seus pilotos precisarem fazer duas arremetidas, antes de finalmente encontrarem uma condição mais estabilizada em sua terceira aproximação para o pouso completo.

Algo semelhante também havia acontecido em Guarulhos no final de janeiro, com um Airbus A380 da Emirates, que arremeteu duas vezes e depois os pilotos o levaram até o Rio de Janeiro. Porém, na ocasião, havia forte chuva, que não permitia uma gravação clara das arremetidas, como ocorreu agora em Londres. (Caso você não tenha visto ou queira ver novamente o vídeo filmado por um passageiro a bordo do A380 arremetendo em Guarulhos, pode acessar clicando aqui).

Já neste caso da Inglaterra na sexta-feira, pelo contrário, com combustível disponível para a continuidade das tentativas de pouso, os pilotos do Airbus A380 da Qatar Airways persistiram no mesmo aeroporto até a terceira e bem sucedida aproximação.

A trajetória do Airbus A380 entre as três aproximações – Imagem: RadarBox

Nos três vídeos a seguir, você acompanha as bonitas imagens do enorme jato chegando balançando e “caranguejando” nas três aproximações (“caranguejar” é o termo usado quando o avião aponta seu nariz fora da direção do voo, para compensar o vento lateral), arremetendo nas duas primeiras e pousando na última.

Primeira aproximação:

Segunda aproximação, cerca de 17 minutos depois, e arremetendo a segundos do pouso:

O pouso completo, após cerca de 30 minutos da segunda arremetida:

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Embraer aumentou o peso máximo de decolagem do E195-E2 em 500...

0
A Embraer aumentou o peso máximo de decolagem (MTOW - Maximum Take-Off Weight) do E195-E2 em 500 kg (1.100 lb) como