Assistente eletrônico desenvolvido pela Airbus já tem seus oito primeiros clientes

Imagem: NAVBLUE

As operadoras National Airlines, Air Transat, Peach Aviation, Flyadeal, Jazeera Airways, Cyprus Airways, Air Malta e Airbus Transport International (ATI) serão os primeiros clientes do Mission+, o assistente de voo eletrônico desenvolvido pela Airbus e apresentado oficialmente no Dubai Airshow 2021.

A tecnologia foi criada pela NAVBLUE, empresa do fabricante europeu para o desenvolvimento de ferramentas eletrônicas de apoio ao planejamento de voo, análise de desempenho de aeronaves, gerenciamento de cartas aeronáuticas e planejamento das diferentes fases da operação.

Conforme relata o site Aviacionline, parceiro do AEROIN, a nova ferramenta reúne todas as informações disponíveis e necessárias em um único aplicativo. O Mission+ integra dados de desempenho, documentação, checklists, cartas de navegação, mapas de aeródromos e condições meteorológicas, entre outras informações.

A implementação deste tipo de soluções permite unificar num dispositivo tudo o que tradicionalmente estava disponível em diferentes suportes. Dessa forma, a carga de trabalho das tripulações é reduzida e o fluxo de informações entre o solo e os sistemas de bordo é acelerado. Por outro lado, os assistentes eletrônicos reduzem o risco de erro associado às entradas manuais.

Fabrice Hamel, CEO da NAVBLUE, disse: “Com mais de trinta anos de experiência em mapeamento sem papel e operações de cockpit, oferecemos o primeiro assistente eletrônico que melhora a experiência do piloto e a eficiência operacional da companhia aérea”. Além disso, ele disse que sua equipe “está orgulhosa” por já ter os oito primeiros clientes do produto.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Unindo aviação civil e policial, HeliXP terá a 1ª Conferência de...

0
Estão confirmadas as participações de palestrantes das Unidades de Aviação Policial do Paraguai, da Polícia Militar de São Paulo, da Polícia