Início Empresas Aéreas

Associação das Empresas Aéreas comenta seus encontros com ministérios nesse começo de ano

Encontro com o ministro Fernando Haddad – Imagem: ABEAR

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) apresenta nessa sexta-feira, 27 de janeiro, um resumo dos vários encontros que realizou com ministérios do novo governo brasileiro nesse primeiro mês de 2023.

A ABEAR apresentou, entre os dias 17 e 25 de janeiro, o atual cenário e a agenda do setor aéreo para os ministérios da Fazenda, do Turismo, de Portos e Aeroportos, e para a Embratur.

Ministério da Fazenda

No dia 20 de janeiro, o presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz, se reuniu com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o secretário executivo da pasta, Gabriel Galípolo, o chefe de gabinete do ministro, Laio Correia Morais.

Nessa ocasião, também marcaram presença no encontro a diretora de Relações Institucionais da entidade, Jurema Monteiro, o CEO da GOL, Celso Ferrer, o presidente do conselho de Administração da GOL, Constantino de Oliveira Júnior, a diretora Jurídica e de Relações Governamentais da GOL, Renata Fonseca, o CFO da LATAM, Felipe Pumarino, o diretor Tributário e de Tesouraria da LATAM, Bruno Alessio e o presidente da VOEPASS, José Luiz Felicio Filho.

Embora a AZUL não seja mais associada à ABEAR, também estiveram presentes o CEO da companhia, John Rodgerson, e o diretor de Relações Institucionais, Fábio Campos.

“Foi um prazer muito grande receber todo o setor, sob a liderança da ABEAR. A melhor coisa que podemos fazer é tomar conhecimento dos números, do que está acontecendo, porque assim que acontecer um problema ou aparecer uma oportunidade nós vamos saber aproveitar e oferecer o melhor tratamento possível para cada questão”, disse o ministro Haddad.

O presidente da ABEAR ressaltou durante a reunião que o setor aéreo, pelo seu peso econômico, está mantendo uma tradição de reunir-se periodicamente com o ministério que trata das questões econômicas.

“Essa foi uma primeira visita, institucional. Combinamos uma mesa de diálogo permanente com a equipe do ministério. Entendemos que assim como conseguimos triplicar a quantidade de passageiros em uma década, de 30 milhões para 100 milhões a partir de 2002, com a liberdade tarifária, acreditamos que é perfeitamente possível dobrar essa quantidade em outra década. Para que isso aconteça, é fundamental que retomemos as condições de custos operacionais que já vivemos e que a população volte a ter capacidade de consumo”, afirmou Sanovicz.

Ministério do Turismo

No dia 17 de janeiro, Sanovicz esteve reunido com a ministra Daniela Carneiro e com o secretário executivo, Bento Nunes. Também participaram a diretora de Relações Institucionais da ABEAR, Jurema Monteiro, o assessor de Relações Institucionais da ABEAR, Renato Rabelo, e o diretor de Relações Externas da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), Marcelo Pedroso.

“Estou à disposição do setor aéreo para contribuir com o desenvolvimento e fortalecimento do setor de aviação, que tanto contribui para uma retomada consistente de toda a cadeia do turismo no Brasil. Este foi um primeiro encontro de muitos para que possamos construir, juntos, soluções para tornar este setor mais acessível para que mais pessoas voem pelo país”, afirmou a ministra Daniela Carneiro.

Ministério de Portos e Aeroportos

No dia 25 de janeiro, a ABEAR esteve no Ministério de Portos e Aeroportos (MPA) para apresentar ao ministro Márcio França a agenda do setor aéreo em 2023. Sanovicz destacou que a associação mantém diálogo constante com a pasta e que ao longo do ano novos encontros terão atualização do cenário e o debate de medidas necessárias para o desenvolvimento da aviação comercial brasileira.

O encontro institucional contou com a participação do diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Juliano Noman, do assessor de aeroportos do MPA, George Christian Bezerra, e do diretor de relações externas da Associação Internacional de Transportes Aéreos (Iata), Marcelo Pedroso.

Pela ABEAR, participaram também a diretora de Relações Institucionais, Jurema Monteiro, o assessor de Relações Institucionais, Renato Rabelo e a gerente de Comunicação Karen Bonfim.

“Nosso trabalho está apenas começando e faremos nossa parte para apoiar todo o setor em agendas importantes, como em um novo modelo para fortalecer a aviação regional. É importante que as companhias aéreas e associações saibam desmistificar alguns pontos da aviação para que a sociedade e o governo possam compreender o que é mais importante a ser enfrentado”, ressaltou o ministro.

O presidente da ABEAR apresentou durante a reunião um histórico dos últimos 20 anos do setor aéreo e o impacto de políticas públicas que trouxeram um maior número de passageiros para o transporte aéreo, como a liberdade tarifária.

Para 2023, Sanovicz destacou a importância de se discutir o impacto do preço do combustível de aviação, que corresponde a 40% dos custos das empresas e chegou a aumentar 121% desde 2019.

“O ministro Márcio França terá todo o nosso apoio para a condução das políticas públicas para o setor aéreo. Ao apresentar os temas mais relevantes para as companhias aéreas, levamos ao governo informações para demonstrar o difícil cenário após a pandemia e a agenda que precisamos enfrentar para voltar a crescer, retomar as condições de custos mais baixos e poder de compra da população e das empresas que já vivemos no início da década passada, para um aumento expressivo de passageiros a bordo”, afirma Sanovicz.

Embratur

Ainda no dia 25 de janeiro, Sanovicz se reuniu com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, para debater ações de estímulo à demanda por viagens aéreas e de promoção do Turismo.

Também participaram do encontro a diretora de Relações Institucionais da ABEAR, Jurema Monteiro, a diretora de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur, Jaqueline Gil, e o diretor de Gestão Corporativa, Roberto P. Gevaerd.

“Abrimos um canal de diálogo permanente com as companhias aéreas para fortalecermos e ampliarmos a conectividade internacional ao Brasil, e a efetividade das nossas ações no exterior. Esse é um marco importante de retomada das diretrizes da Embratur, de trabalhar em parceria com o mercado e de uma nova gestão focada em resultados”, afirmou Freixo.

Durante o encontro, Sanovicz também apresentou a agenda do setor aéreo para 2023 e o atual cenário da aviação brasileira.

“Foi um encontro fundamental para consolidar a interlocução da ABEAR e o trabalho colaborativo da aviação com todos os atores da cadeia do turismo. A partir de agora, as equipes técnicas da ABEAR e da Embratur promoverão encontros periódicos para estimular a criação de políticas públicas que possam promover uma retomada virtuosa do setor aéreo e, consequentemente, do turismo”, disse o presidente da ABEAR.

Sair da versão mobile