Ataque ao site da agência russa de aviação teria apagado todos os dados e não haveria backup

Aeroporto Sheremetyevo, em Moscou – Imagem ilustrativa: Guilhem Vellut / CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

O site da Autoridade de Aviação Civil da Rússia, a “Rosaviatsia”, está offline desde a segunda-feira, 28 de março de 2022, bem como outros sites associados ao domínio permanecem assim até o momento da publicação desta matéria.

De acordo com algumas notícias na mídia russa, isso se deveria a uma “reestruturação em grande escala da Agência”, uma vez que o chefe do departamento estaria prestes a se aposentar após 23 anos de serviço.

Entretanto, segundo o The Aviation Herald, a própria agência divulgou uma declaração que diz:

“Devido à falta temporária de acesso à Internet e ao mau funcionamento do sistema de fluxo de documentos eletrônicos de Rosaviatsia, a Agência Federal de Transporte Aéreo está mudando para a versão em papel.

O procedimento de fluxo de documentos está sendo determinado pelas instruções atuais de gerenciamento de registros.

A troca de informações será realizada via canal AFTN (para mensagens curtas urgentes) e correio postal.

Por favor, disponibilize esta informação a todas as Organizações de Aviação Civil.”

Apesar de o comunicado não apresentar informações sobre o motivo do problema, fontes de aviação na Rússia relatam que a Rosaviatsia foi vítima de um ataque de hackers iniciado no último sábado, 26 de março, que eliminou todo o banco de dados e arquivos, compostos por 65 Terabytes de dados, incluindo e-mails do último 1 ano e meio, documentos e dados de registro de aeronaves.

Não haveria backup desses dados devido à falta de fundos alocados pelo Ministério das Finanças da Rússia à Agência.

A Rosaviatsia culpa pelo sucesso do ataque de hackers (presumivelmente realizado pelo Anonymous Hacking Group) a empresa contratada para manter sua estrutura de TI. O Ministério Público e o serviço secreto estão investigando desde sábado.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias