Início Acidentes e Incidentes

Ataque do 11 de setembro teria um quinto avião sequestrado, dizem tripulantes do voo “United 23”

Foto de Aero Icarus, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia

A tripulação do voo UA-23, da United Airlines, está revelando em um documentário da TV americana que seu Boeing 767, programado para decolar no dia 11 de setembro, foi invadido pelo FBI após encontrarem estiletes suspeitos que temiam ser usados para ajudar nos ataques. Acredita-se que os terroristas tentaram pegar o avião errado, evitando qualquer possível ataque.

Tom Mannello, piloto do “United 23”, disse acreditar que seu avião seria o quinto do ato terrorista. O voo decolaria de Nova Iorque para Los Angeles pouco após as 9h da manhã, mas foi ordenado pelo controle de tráfego aéreo para retornar ao portão depois que o segundo avião atingiu o World Trade Center.

“Há uma boa chance de que alguém estivesse planejando tentar usar nosso avião como uma arma de destruição em massa”, disse ele em “TMZ INVESTIGATES: 9/11: THE FIFTH PLANE”, que foi ao ar nesta segunda-feira, na TV Fox.

Sandy Thorngren, comissária de bordo da “United 23”, disse ao documentário: “Eu definitivamente acho que o voo 23 era o quinto avião”. Ela disse que os passageiros desembarcaram e a tripulação foi entrevistada pelo FBI. Quatro passageiros da primeira classe tiveram comportamento suspeito, mas ninguém foi preso.

Estiletes foram encontrados no avião estacionado ao lado do “United 23” e o comandante Mannello suspeita que uma equipe de sequestro teve ajuda no solo. Ainda não se sabe se o avião era a quinta aeronave planejada para ataque, mas a tripulação e os passageiros têm certeza de que sim, como será possível ver na produção da Fox.

O 11 de setembro de 2001 foi o ataque terrorista mais mortífero da história americana, com 2.977 vítimas em quatro ataques separados. O voo 11 da American Airlines decolou de Boston com destino a Los Angeles e caiu na Torre Norte do World Trade Center às 8h46, enquanto o voo 175 da United Airlines decolou de Boston 15 minutos depois e colidiu com a Torre Sul do WTC às 9h03.

Outra aeronave foi jogada no Pentágono e um quarto jato caiu na Pensilvânia, após os passageiros confrontarem os terroristas a bordo.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile