Início Aeroportos

Até agosto, 43% da importação via aérea no país passou pelo Aeroporto de Guarulhos

Imagem: Delfim Martins / GRU Airport

A GRU Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, registrou a movimentação de 191,0 mil toneladas de cargas entre janeiro e agosto de 2023. Deste total, cerca de 91,4 mil toneladas representam itens importados, sendo 870,5 toneladas de cargas processadas por meio dos armazéns couriers. Por sua vez, a exportação totalizou 99,7 mil toneladas movimentadas, sendo 1,7 toneladas processadas.

No mês de julho foi registrada a movimentação de 344,3 toneladas de carga nos armazéns de couriers. Deste total, cerca de 112,6 toneladas referem-se às importações e 231,7 à exportação. Já, no mês de agosto foram 345,5 toneladas de carga nos armazéns de couriers e deste total, 102,3 referem-se às importações e 243,2 toneladas à exportação.

De janeiro a agosto, o TECA GRU foi responsável por 43% de toda importação via aérea realizada no país, enquanto as exportações totalizaram 52% da movimentação, consolidando o aeroporto como principal terminal logístico em termos de volume movimentado no Brasil (Comex Stat, Setembro de 2023).

Entre os produtos mais transportados no período estão os itens do segmento automotivo, fármaco, maquinário, eletrônico e têxtil com respectivamente 24%, 19%, 18%, 10% e 9% do market share das cargas nacionalizadas processadas no Terminal de Cargas da GRU Airport. Destaque ainda para o segmento de remessas expressas, que se beneficiam da extensa malha aérea de GRU e de operações dedicadas para aumentar a velocidade de entrega.

O Aeroporto de Guarulhos liga São Paulo a 52 destinos domésticos e 54 destinos internacionais, sendo consolidado como um dos principais hubs aéreos da América Latina. Atualmente, operam em GRU 35 companhias aéreas, sendo 32 para movimentação internacional e 8 para o transporte de cargas para outros países através de aeronaves cargueiras.

O TECA GRU é o maior complexo aeroportuário do país, localizado em uma área de aproximadamente 100 mil m² e que abriga o maior complexo frigorífico em aeroportos do Brasil, com cerca de 33.000 mil m³ de capacidade de armazenamento de importação e exportação. As 24 câmaras frias alcançam todos os ranges de temperatura e atendem todos os tipos de produtos. Além disso, o espaço conta com 440 posições para contêineres refrigerados na importação.

Informações do GRU Airport

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile