Início Indústria Aeronáutica

Até o fim do ano, aviões russos Sukhoi Superjet vão deixar de usar pneus Michelin

As empresas Nortek LLC e YaShZ Avia LLC, localizadas em Barnaul, são fornecedoras de pneus de aeronaves de passageiros Tupolev, Ilyushin, Antonov e Yakovlev. Elas também fornecem pneus para o Ministério da Defesa da Federação Russa e participam do programa de substituição de importações de produtos estrangeiros nas novas aeronaves nacionais SSJ-New e MS-21.

No entanto, na noite de 8 de dezembro de 2022, ocorreu um incêndio nos locais de produção, resultando em perdas significativas e no ciclo de produção interrompido, conforme foi relatado pelas próprias empresas em seus sites na internet. E tal evento afetou diretamente o projeto de troca dos pneus ocidentais por outros produzidos na Rússia.

Desta forma, não houve muitas alternativas aos russos, que empurraram de março para o final do ano a expectativa para que não sejam mais usados pneus da francesa Michelin nas aeronaves SSJ, como foi compartilhado no canal do Telegram “Aviatorshchina”, que tem fontes na indústria da Rússia.

Em 2022, engenheiros e cientistas da indústria russa realizaram um conjunto de testes de pneus no solo e um dos SSJ100 experimentais passou em testes de voo, inclusive em modos difíceis, como uma decolagem abortada. 

Atualmente, a administração da Nortek LLC e YaShZ Avia estão tomando medidas para restaurar as atividades das empresas o mais rápido possível. A oficina preparatória danificada pelo fogo está prevista para ser dividida em partes e a parte sobrevivente entrar rapidamente em operação, o que garantirá a operação de pelo menos 50% da capacidade principal de produção por três meses.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile