Aterramento do Aeroporto de Santo Ângelo (RS) começa na próxima semana

O Governo Municipal de Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul, e entidades representativas do município tiveram mais uma rodada da articulação para efetivar a execução de obras no Aeroporto Regional Sepé Tiaraju e garantir os voos ligando a Capital das Missões ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, pela Gol Linhas Aéreas, previstos pela companhia para início em outubro.

O novo encontro da força-tarefa foi realizado na tarde desta terça-feira, 14, na sede do Sindicato Rural, para debater o plano de trabalho para a execução das obras de aterramento de uma das cabeceiras da pista do aeródromo que, segundo as lideranças, podem ter início já na próxima semana.

“Temos dois caminhos a seguir: ou esperamos pelo Estado para executar o projeto de ampliação e corremos o risco de perder os voos para São Paulo ou, em conjunto com o Sindicato Rural, Acisa, CDL, Sindilojas e URI, assumimos as obras e efetivamos esta nova rota comercial como um avanço para o desenvolvimento de Santo Ângelo e a região”, declarou o prefeito Jacques Barbosa, criticando a lentidão do Governo do Estado na condução do projeto.

A intervenção para obras no aeroporto pelo município já está autorizada pelo Estado por meio da assinatura de termo de cooperação técnica entre os entes federados.

Investimentos

O Governo Municipal está custeando as obras de ampliação do terminal de passageiros com recursos próprios e os trabalhos estão dentro do cronograma da empresa contratada.

O investimento é de mais de R$ 600 mil. Enquanto isso, as entidades empresariais contrataram o projeto para a instalação do sistema de iluminação às margens da pista de pouso e decolagens para orientação aos pilotos e foi encaminhado à Secretaria de Aviação Civil. A instalação dos equipamentos está orçada em R$ 1,2 milhão.

A movimentação das lideranças para garantir os voos, teve início no sábado, 11, e o clima é de união e otimismo. Todas os setores envolvidos terão engajamento decisivo nas obras. “A união das entidades e do Poder Público é um sinal de força”, declarou o presidente do Sindicato Rural, Laurindo Nikititz.

Logo após a reunião, os secretários municipais João Baptista e Francisco da Silva Medeiros (Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), o diretor da secretaria Antônio Cardoso, o administrador do aeródromo, Mário Assis, e representantes das entidades estiveram em visita técnica ao Aeroporto Regional Sepé Tiaraju, para a formatação do plano de trabalho visando o início do aterramento.

Informações da Prefeitura de Santo Ângelo

Leia mais:

Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias