Aterrissa em Brasília o Jumbo do “Dia do Apocalipse”

Fotos: USAF

Como o AEROIN havia antecipado, aterrissou em Brasília às 20h51 desta segunda-feira (25), o Boeing E-4B Nighwatch, conhecido como o “Avião do Dia do Apocalipse” ou “do Juízo Final”. A aeronave, um Boeing 747-200 modificado, recebe esse nome por assumir a função de Posto de Comando Avançado Aéreo, como uma espécie de Pentágono Voador.

Em caso de catástrofe nacional ou destruição de todos os postos de controle em terra, a aeronave consegue se tornar um posto de comando móvel, grande o suficiente para comandar a maior força militar do mundo. Atualmente existem quatro unidades do E-4B em operação.

A bordo da aeronave esteve o Secretário da Defesa dos Estados Unidos, Lloyd J. Austin III, que participará da 15ª Conferência de Ministros da Defesa das Américas (CDMA), o principal fórum de defesa do Hemisfério Ocidental para engajamento de nível estratégico entre autoridades de defesa e segurança da região. 

Junto com o Boeing 747, pousaram também um Gulfstream C-37 e um Boeing C-17 Globemaster, trazendo a comitiva e materiais de apoio.

A aeronave Boeing E-4B que fez o voo foi a de matrícula 73-1676, de 49 anos de idade, voando com o callsign Titan-25, como mostra a captura de tela do FlightRadar24, abaixo.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias