Aterrissa em solo mineiro o primeiro Boeing 737-800BCF da aviação brasileira

Depois de cumprir uma longa jornada que começou na China, o Boeing 737-800BCF de matrícula N250GE (msn 34965) finalmente aterrissou em solo brasileiro. A chegada da aeronave, que tem uma pintura totalmente amarela e vai receber a identidade visual do Mercado Livre, aconteceu por Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde está localizado o principal centro de manutenção da Gol.

Será na capital mineira que ocorrerá a nacionalização do equipamento, a vistoria obrigatória pela ANAC e onde o jato será posteriormente matriculado com as marcas brasileiras PS-GFB.

A aeronave, que foi convertida em cargueira, é também o primeiro avião de carga da história da companhia aérea e uma das seis do modelo que comporão sua frota até 2023. Também é o primeiro Boeing 737 NG cargueiro a voar por uma empresa brasileira.

O acordo

No começo deste ano, a GOL Linhas Aéreas anunciou a assinatura de um acordo histórico entre seu negócio de logística GOLLOG, que opera serviços de carga para 52 aeroportos e mais de 3.900 destinos no Brasil, e o Mercado Livre, que opera marketplaces para e-commerce e leilões online.

O contrato entre as empresas tem duração de 10 anos, prevê uma frota dedicada de cargueiros composta por seis Boeing 737-800 BCF (aviões convertidos a cargueiros) e deve iniciar as operações durante o 2º semestre de 2022. Existe também a opção de adicionar outras seis aeronaves de carga até 2025.

Os aviões destinados à operação fazem parte da frota atual da GOL e passarão por um processo de conversão para cargueiros, sendo designados como 737-800 BCF (Boeing Converted Freighter), equipamentos inovadores em termos de carga e eficiência, com capacidade de 24 toneladas.

Finalizados, terão a cor e a logomarca do Mercado Livre. A GOL Aerotech, unidade de negócios da Companhia especializada em manutenção, reparos e revisões de aeronaves e componentes, a maior da América Latina, está em processo de certificação para executar integralmente as conversões das próximas aeronaves em seu centro de manutenção em Confins-MG.

Com as operações exclusivas para o Mercado Livre, a GOL espera gerar diretamente 100 novas vagas de trabalho e aproximadamente 90 posições indiretas.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Esquadrilha da Fumaça faz turnê no Nordeste na próxima semana com...

0
Entre o final de agosto e o início de setembro, a Esquadrilha da Fumaça tem agendada uma série de apresentações em cinco capitais