Início Indústria Aeronáutica

Atinge mais um marco o UltraFan, próximo maior motor de avião do mundo

Caixa de transmissão de potência (PGB) do UltraFan – Imagem: Rolls-Royce

A Rolls-Royce anuncia nesta quinta-feira, 10 de março, que alcançou outro marco importante em seu programa de demonstração de tecnologia UltraFan, já que a caixa de transmissão de potência (PGB – Power GearBox) líder mundial foi despachada das instalações da empresa em Dahlewitz, na Alemanha.

A caixa de transmissão, que estabeleceu um recorde mundial de potência aeroespacial em teste, foi enviada para o Reino Unido, onde o primeiro demonstrador de motor UltraFan, identificado como UF001, está sendo montado.

Segundo a RR, o UltraFan oferece uma mudança radical na sustentabilidade das turbinas a gás, economizando 25% de combustível em comparação com a primeira geração de motores Rolls-Royce Trent.

Caixa de transmissão de potência (PGB) do UltraFan – Imagem: Rolls-Royce

Fundamental para esse desempenho é a PGB, que tem um design planetário e pode transmitir mais potência do que um gride inteiro de carros de Fórmula 1 quando rodando na potência máxima. Em teste, ela forneceu 87.000 cavalos de potência ou 64 megawatts – o suficiente para abastecer uma cidade de tamanho médio.

O demonstrador do motor será testado em Derby, Reino Unido, este ano e seu primeiro funcionamento será com 100% de combustível sustentável de aviação.

Ele será o maior motor do mundo, com um diâmetro de fan (ventilador frontal) de 140 polegadas, ou 3,55 metros. A título de comparação, o atual maior motor do mundo, o GE9X do Boeing 777X, cujo diâmetro é maior do que a fuselagem de um Boeing 737, tem um fan de 134 inches, ou 3,40 metros.

Chris Cholerton, presidente da Rolls-Royce Civil Aerospace, disse: “Este é um momento tremendo para todos no programa UltraFan, pois damos mais um passo à frente com o envio da caixa de transmissão. Estou orgulhoso por estarmos criando turbinas a gás melhores e mais eficientes, que serão uma parte essencial das viagens aéreas nas próximas décadas”.

O UltraFan, que é escalável para aeronaves narrowbody ou widebody, é um elemento-chave do compromisso da Rolls-Royce em tornar a aviação mais sustentável. As turbinas a gás continuarão sendo a base da aviação de longo curso por muitos anos, e a eficiência do UltraFan ajudará a melhorar a economia de uma transição da indústria para combustíveis de aviação mais sustentáveis, que provavelmente serão mais caros, no curto prazo, do que o combustível de aviação tradicional.

Com informações da Rolls-Royce