Como visto em junho deste ano, a Lilium, criadora da aeronave Lilium Jet, que a Azul Linhas Aéreas vai usar no Brasil, havia completado a transição da posição de voo pairado para voo horizontal no conjunto de motores alocados em suas asas.
Agora, a empresa aeronáutica alemã acaba de ter sucesso também nos ensaios de transição completa de todo o conjunto de motores, incluindo os alocados nos canards (superfícies aerodinâmicas localizadas na região frontal da aeronave).
O vídeo a seguir mostra câmeras instaladas no protótipo do Lilium Jet durante o voo em que a transição completa foi feita. Vale ressaltar que a aeronave de produção terá um design um pouco diferente.
Na gravação acima, é interessante notar também as linhas presas sobre as superfícies, que mostram quando o fluxo de ar deixou de ser turbulento e passou a ser laminar (linhas esticadas).
Segundo a Lilium, essa aeronave do vídeo é o Phoenix 2, o Demonstrador de Tecnologia de 5ª Geração, e o voo de transição completa se comportou exatamente como os modelos previram, representando uma validação adicional dos modelos computacionais de física de voo e abordagem tecnológica que são a base de aeronave Lilium Jet de produção.
O Lilium Jet é um projeto eVTOL (sigla em inglês para aeronave elétrica de pouso e decolagem na vertical) que se diferencia dos demais por sua configuração de propulsão elétrica a jato. Isso porque, ao invés de possuir apenas hélices gerando o empuxo, o sistema de rotores dentro de dutos gera a propulsão através de jatos de ar.
Mais detalhes sobre a aeronave e o sistema de 30 motores elétricos a jato podem ser vistos novamente neste link.