Atividades no terminal do Aeroporto de Altamira (PA) voltam à área normal nessa semana

Pátio do Aeroporto de Altamira – Imagem: Infraero

De acordo com informação da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o Ministério da Infraestrutura (MInfra) informa que será concluída nesta semana a penúltima etapa de revitalização do Aeroporto de Altamira, localizado no estado do Pará.

Serão finalizados os reparos e as obras de ampliação do terminal de passageiros e, com isso, ocorrerá a migração total das atividades de check-in, embarque e desembarque, que estavam em local provisório, para as áreas revitalizadas.

A última fase de obras, o acabamento da parte externa do aeroporto, está prevista para ser concluída em dezembro.

O ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, afirma que essa é uma excelente notícia:

“Entramos nesta semana na etapa final do bloco de intervenções iniciados em novembro de 2021 em Altamira, com investimento de R$ 3,65 milhões. São recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC), um instrumento fundamental à revolução que temos promovido na aviação regional pelo Brasil, possibilitando a ampliação da capacidade e da segurança operacionais nos aeródromos do interior do país.”

Ele lembra a importância do Aeroporto de Altamira, 11º em movimentação de passageiros da região Norte. Nos 10 primeiros meses deste ano, mais de 67 mil viajantes passaram pelo terminal aéreo – movimento 17% maior na comparação com o mesmo período do ano passado.

“Obras assim permitem o aumento na oferta de voos regionais e representam mais conforto e comodidade aos usuários”, acrescenta Sampaio.

Desde 2019, o Governo Federal realizou diversas outras benfeitorias no sítio aeroportuário de Altamira, representando cerca de R$ 5,5 milhões investidos no ativo.

Os serviços executados incluem:

– renovação da sinalização horizontal em áreas de movimentação de aeronaves;

– recuperação da cerca operacional e de pavimentos aeroportuários;

– recapeamento de vias de acesso e estacionamento de veículos; e

– modernização do circuito interno de TVs.

Também foram adquiridos equipamentos de segurança operacional.

A renovação das áreas de embarque e desembarque, bem como a reforma na área externa, fecham o ciclo de modernizações executados sob o comando da Infraero, que, em 2023, passará a gestão do terminal de Altamira ao Consórcio Novo Norte.

O grupo venceu leilão para o Bloco Norte da 7ª rodada de concessões aeroportuárias, promovida pelo Governo Federal em agosto deste ano.

Informações do MInfra e da Infraero

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Realizados 30 atendimentos já no primeiro dia do HCAMP da Força...

0
Desde a sexta-feira, dia 27 de janeiro, o hospital, levado a bordo da aeronave KC-390 Millennium, está pronto, em um tempo recorde.