Ativistas climáticos processam a KLM alegando que a empresa faz ‘maquiagem verde’

A empresa aérea holandesa KLM foi processada por ativistas climáticos, que alegam que a companhia aérea está enganando os consumidores ao dizer que eles podem “voar com responsabilidade” pagando para compensar as emissões de carbono. Segundo os que protestam, a empresa faz “green washing”, um termo que pode ser traduzido como “lavagem verde” ou “maquiagem verde” e refere-se a apropriação de discurso ambientalista por parte de empresas, sem que elas façam algo efetivo pelo meio-ambiente.

Como reportou o The Guardian, Hiske Arts, ativista do grupo holandês de campanha climática Fossielvirij NL disse que “voar é uma das maneiras mais rápidas de aquecer a Terra, e as soluções que a KLM oferece não conseguem evitar isso. O marketing da KLM engana os viajantes e distrai da necessidade urgente de reduzir o tráfego aéreo”.

No centro da ação movida pela Fossielvrij NL está a campanha “Fly Responsbily” da KLM, que dá aos passageiros a oportunidade de comprar compensações de carbono ou contribuir para o combustível de aviação sustentável. Para a entidade de ambientalistas, tudo não passa de peça promocional, que no fundo não condiz com a realidade. O grupo pediu para que a KLM “pare com os comerciais e fale a verdade sobre a necessidade de diminuir a quantidade de voos”.

A ação está sendo movida pela Fossielvrij NL juntamente com a ClientEarth, que tem especialistas jurídicos. Um terceiro parceiro na ação legal é o Advertising Fossielvrij, que é um grupo que pede a proibição em toda a UE de “publicidade de combustíveis fósseis” – que incluiria a proibição de companhias aéreas promoverem seus serviços porque usam combustíveis fósseis para alimentar suas aeronaves.

Uma porta-voz da KLM disse apenas: “Recebemos uma carta do ClientEarth e estudaremos seu conteúdo”.

O grupo aéreo

O grupo Air France-KLM comprometeu-se a atingir zero carbono líquido até 2050, de acordo com uma meta de toda a indústria estabelecida pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA). A KLM lançou sua campanha “Fly Responsably” em 2019 com a introdução de aeronaves mais eficientes e investimento em combustíveis de aviação sustentáveis ​​atuando como a base da iniciativa.

Os passageiros também são incentivados a contribuir através de um programa ‘CO2ZERO’. Os reguladores de publicidade holandeses ordenaram que a KLM mudasse a redação de alguns de seus anúncios CO2ZERO para deixar claro como os passageiros poderiam “neutralizar” seus voos mediante pagamento.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias